Obras do Aeroporto Regional em fase de conclusão

De acordo com o diretor de Departamento da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Diretor Administrativo e de Operações do Aeroporto de Guarapuava, Adriano Volkweis, obras do Aeroporto Tancredo Thomas de Farias se encontram em fase final.

As obras de modernização do Aeroporto Tancredo Thomas de Farias, em Guarapuava é assunto que persiste já há algum tempo no município, principalmente após os aeroportos de Toledo e Pato Branco, cidades menores do que Guarapuava, já começarem a operar voos regulares.

A consultoria aeroportuária foi doada à Guarapuava pela empresa Phenix Aeroportos, com sede em Maringá, em novembro do ano passado. Dessa forma, toda a tramitação de documentos relacionadas às obras devem passar pela empresa.

Apesar de a infraestrutura do aeroporto estar praticamente concluída, ainda falta a demolição de quatro hangares e de outra construção existente no Aeroporto Tancredo Thomas de Farias. A secretaria de Habitação e Urbanismo de Guarapuava afirma que o processo de demolição de três dos hangares e de uma construção já foi concluído. De acordo com Adriano Volkweis, Diretor de Departamento da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Diretor Administrativo e de Operações do Aeroporto de Guarapuava, todas as obras estão caminhando para sua fase final. Todo o projeto de readequação contempla uma série de obras e melhorias que compõe todo o sítio aeroportuário. Entre elas, a construção de um novo Terminal de Passageiros, outro prédio anexo para o Corpo de Bombeiros e resposta a emergências, ampliação de pátio de manobras e vias de acesso para aeronaves, novo estacionamento para aproximadamente 100 vagas, novo acesso frontal da BR 277 e novo cercamento patrimonial por toda extensão da propriedade.

De acordo com Adriano, somente após a conclusão de todas as obras é que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) pode realizar a inspeção completa e aprovar os documentos. No entanto, a aprovação da ANAC envolve dois processos, o certificado provisório e o certificado definitivo, com prazo de até 120 dias para a inspeção final. Outro obstáculo para a finalização do Aeroporto Tancredo Thomas Farias é a proximidade de um aterro sanitário com a presença de aves no local, o que colocaria em risco a operação dos voos. A administração do aeroporto, segundo Adriano, deve ser responsabilidade do governo do município através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O principal novo serviço do Aeroporto de Guarapuava será o transporte de passageiros através do voo regular com a cia Azul Linhas Aéreas.  

A estimativa do custo final da obra é de aproximados 10 milhões de reais. Destes, o município de Guarapuava foi responsável pela extensa fase de terraplanagem na nova faixa de pista, da aquisição do material e mão de obra da instalação do novo cercamento patrimonial, da semeadura/plantio de grama em todo entorno da pista, bem como, aquisição de equipamentos importantes, como gerador de energia e esteira de bagagens, entre outros, itens que correspondem a aproximados 4 milhões de reais. Há que se considerar ainda como investimento da área pública oriundo do Governo do Estado o recurso destinado por meio de emenda parlamentar. Desta forma, podemos dizer que o projeto será viabilizado aproximadamente 50% pela esfera pública e 50% pela iniciativa privada, composta pela adesão muito positiva de dezenas de instituições, organizações e empresas de todos os portes de Guarapuava e municípios da região, finaliza Adriano.

 

Leon Gomes