Mais 200 alunos participam de palestras sobre prevenção ao suicídio

Alunos dos Colégios Estaduais Professor Amarílio e Ana Vanda Bassara assistiram explanações sobre depressão e comportamento suicida

O Projeto Viva a Vida, desenvolvido de forma voluntária pelo médico psiquiatra José Cleber Ferreira, em Guarapuava, chegou na semana para mais 200 jovens, que podem se tornar multiplicadores da prevenção ao suicídio. Alunos dos Colégios Estaduais Professor Amarílio e Ana Vanda Bassara participaram das explanações sobre depressão e comportamento suicida.

Com o objetivo de promover a prevenção, o médico explica, sobretudo, como identificar as doenças mentais que podem levar uma pessoa a cometer um ato extremo contra a própria vida, e o que fazer para ajudar. O especialista deixa claro, inclusive, que depressão e automutilação são doenças e, por isso, precisam ser tratadas.

Suicídio é a consequência final de um processo, então é muito importante que os jovens saibam identificar fatores de risco e possam oferecer ajuda a quem estiver precisando. Assim, em muitos casos podemos evitar uma morte por esta causa e preservar as famílias, destacou.

Agenda – Nesta semana, o psiquiatra levará a palestra para os Colégios Agrícola e Heitor Rocha Krame