Lançamento do 15º Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável

Esta edição do evento acontecerá de 10 à 12 de julho em Guarapuava

Na manhã de hoje (14) em coletiva de imprensa na Secretaria de Turismo de Guarapuava foi realizado o lançamento do evento que promete grandes debates para a cidade em formato de atividades, conferências, workshops, mesas de discussão, espaços de negócios, shows culturais, degustação de pratos típicos, visitas e excursões.

Além de facilitar a troca de conhecimentos religiosos entre as diferentes doutrinas existentes na cidade, o evento contará com especialistas da América e da Europa que já confirmaram sua participação

Há algum tempo que a administração municipal incentiva o turismo em Guarapuava por meio de projetos, apoio de ações e realizações de eventos, com isso os resultados aparecem com o decorrer do tempo e a explicitação disso é a escolha de Guarapuava para sediar o XV Congresso Internacional de Turismo Religioso Sustentável em 2019.

É um momento especial para Guarapuava, disse o vice-prefeito e secretário de Turismo, Itacir Vezzaro, durante o lançamento nacional do XV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável. Queremos fazer desse evento uma oportunidade de negócio, falar da religião, falar da fé, mas também da oportunidade de geração de emprego. Vamos mostrar Guarapuava para o Estado do Paraná, para o Brasil e para o mundo, completou Itacir.

De acordo com o fundador e organizador do Congresso Internacional do Turismo Religioso, Ruben Moyano, Guarapuava compõe um cenário sólido ideal para sediar o evento. Venham conhecer Guarapuava e a diversidade de atrativos naturais, culturais, históricos que possui. Temos certeza que este é o diferencial para que o Paraná possa receber muito bem os turistas do exterior, afirmou Ruben. Tenho orgulho de dizer: realmente visitem Guarapuava porque ela merece, completou o diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.

ECONOMIA

Guarapuava está estrategicamente localizada no principal entroncamento rodoferroviário do Paraná. Além disso, conta com um aeroporto, que vai funcionar com equipamentos em uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), a forma mais segura para se operar voos. A receita hoteleira do município é a 3ª maior do Paraná, além de ocupar a 5ª posição de melhores hospedagens pela plataforma AirBinb, no ranking Brasil.

Turismo Religioso no Brasil Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2017 o segmento movimentou no total, cerca de R$ 15 bilhões no país. E, de acordo com um relatório recente sobre o Turismo Religioso no Brasil, produzido pelo Sebrae de Santa Catarina, revela que o país tem mais de 300 destinos de turismo religioso. Juntos, esses destinos geram mais de R$ 20 milhões em receita com viagens por ano. Grande parte das atrações são ligadas ao cristianismo, mas existem opções para todas as religiões como para budistas, muçulmanos, espíritas, candomblé, entre outras. O Governo do Paraná decretou o ano de 2018 como o ano do Turismo Religioso e Guarapuava recebeu esse convite no final de novembro, consagrando o município como polo regional de médios e grandes eventos.

O encontro pretende debater a importância do Turismo Religioso enquanto atividade econômica em comunidades que estão estruturadas para receber turistas de todo o mundo, além de tratar sobre o trabalho sustentável dentro de toda a cadeia turística. Serão apresentados ainda diversos estudos e propostas de aperfeiçoamento em regiões de potencial turístico religioso, um mercado que vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos.