Lançamento da edição 2019 do Inverno Gastronômico em Guarapuava

O evento tem como objetivo promover e desenvolver a gastronomia guarapuavana e regional, além de outros atrativos, como a cultura cervejeira e produtos oriundos das agroindústrias.

Na última terça-feira (11) foi realizado o lançamento da edição 2019. O evento ocorreu na Faculdade Guairacá com uma noite de degustação dos pratos que estão participando e a equipe do Jornal Extra Guarapuava esteve presente. O evento contou com a presença de parceiros e convidados. O Inverno Gastronômico 2019 é uma iniciativa da prefeitura de Guarapuava, secretarias de Turismo e Agricultura, Emater, com apoio do Sebrae e Faculdade Guairacá.

O início aconteceu com uma palestra no auditório da Faculdade, para apresentação da programação e participantes desse ano. Logo após, os convidados foram degustar os dezesseis pratos típicos dos chefs que foram selecionados para esse ano e também cervejas artesanais da região.

Em entrevista ao Jornal extra, o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, disse que em 2018 o evento já foi um sucesso e expectativa para esse ano é maior. Estamos com uma grande parceria promovendo esse evento que na verdade são três em um só, a Feira Agroindustrial, O Festival de Cervejas e o Festival de Inverno Gastronômico. Esperamos mais de 15 mil pessoas passando pelo Parque do Lago e assim comercializar mais de 5 mil pratos, todas essas delícias de hoje e também nossas cervejas artesanais, disse ele.

Gostaria de aproveitar e convidar aos leitores do Jornal Extra e a toda a população de Guarapuava para que compareçam até o Parque do Lago nos dias 12, 13, e 14 de julho, degustar e prestigiar esse evento que será belíssimo, finalizou Itacir.

A Faculdade Guairacá é nossa parceira e é com muita alegria que estamos aqui hoje apresentando os pratos que serão servidos dos dezesseis chefs que foram selecionados. Quero aproveitar a oportunidade e convidar o público de Guarapuava e municípios vizinhos para que venham prestigiar esse evento e saborear os diferentes pratos que estão todos saborosos, afirmou o secretário da agricultura, Ademir Fabiane.

Conversamos com alguns dos chefs que estão participando, entre eles, Jean Medeiros, gerente do restaurante da Faculdade Guairacá e que também trabalha como personal chef em eventos nos finais de semana. Jean contou à reportagem que é a primeira vez que está participando e que optou por um ‘prato diferente’, o Tabla Herança que seria como uma tábua de frios, porém quente. Entre os ingredientes que compõe o seu prato estão o ramon, uma iguaria, queijo, tomates cereja gratinado na manteiga, pão de fermentação natural, geléia de chopp, entre outros. A expectativa para o evento é de sucesso, esse ano teremos um dia a mais de festa, com horários diferentes, gostaria de vender muito o meu prato e claro, ganhar o prêmio, disse Jean.

Tales Pacheco, vencedor de 2018, contou à reportagem que sempre valorizou os pequenos insumos, trajetória, plantação, cultivo, diversidade de frutas e legumes, toda essa energia do sul. Eu sempre trabalho com desconstrução, esse ano meu prato é o Sul shi de barreado, no lugar do arroz eu utilizei a mandioca e barreado no lugar do peixe, repolho oriental, farofa de erva mate, biomassa de banana verde, também compõe o seu prato. Não gosto muito de competições, participo porque considero necessário esse encontro de órgãos maiores, como a prefeitura e população para fazer com que a cidade ‘aconteça’. Gosto de valorizar os pequenos produtores e do que é o Brasil, hoje em dia, ser global é ser local, finalizou Tales.

Guilherme Romani, contou que essa é a segunda vez que está participando, em 2018 ficou em 3° lugar e esse ano o seu prato é o ‘porco descendo a bananeira’, parecido com o do ano passado, porém, com algumas adaptações sugeridas pelas pessoas. O prato desse ano está mais leve e é composto por um cozido de pernil com mandioca envolto de molho de bala de banana, acompanha uma salada de cevadinha com castanhas, farofa crocante de soja que faz parte da Agricultura de Guarapuava, entre outros, gosto muito de valorizar os ingredientes brasileiros. A expectativa para esse ano é que mais pessoas possam prestigiar o evento e assim provar a diversidade de pratos, disse Guilherme.

Renato Mocellin Lopes, da Jordana Bier contou que a participação dos cervejeiros esse ano está mais organizada. Foram convidados para participar do evento os produtores de cervejas da cidade que estão regularizados ou ainda em fase de regularização e também com produção em locais regularizados. A expectativa é boa para esse ano devido a isso, há todo um padrão de trabalho, organização e divulgação, ressaltou, Renato.

Também estiveram presentes no lançamento, o diretor da Faculdade Guairacá, professor Juarez Matias Soares, coordenadora regional da Emater, Gilca Ferreira, consultora do Sebrae, Márcia Beatriz da Silva, secretários municipais e vereadores.

Conheça os pratos que estarão disponíveis no Festival de Inverno Gastronômico 2019: Bolinho de charque – Martha Bucco Scramosin Caldo Maneco de feijão – Grupo Escoteiros Manoel Ribas Porco descendo a bananeira – Guilherme Romani Prato do João – Márcia Mendes de Lima Frango caipira com polenta – Agroindústria Zorzi Pirogue ao molho ragu com pinhão e lingüiça – Renato Gabriel de Lima Sul shi de barreado – Thales Pacheco Costelinha suína assada com molho barbecue – Fernando Steinmetz Tabla Herança – Jean Medeiros Arroz caldoso de costela – Robson Borshoski Polenta Brustolada – Jussara Araújo Tilápia com batatas – Edilze K. dos Santos Schinitzel moda alemã – Clotilde Moser Capeletti da Nona – Mariza Dall Agnol Carne na lata a moda São Francisco – Associação Caminhos de São Francisco.