Justiça reconhece que Pousada e Fazendinha são legalmente propriedades da Araupel

Decisão envolvendo Fazenda Rio das Cobras, em Quedas do Iguaçu, foi publicada no início desta semana

A Justiça Federal reconheceu de legítima propriedade da Araupel as áreas Pousada (Projeto 4) e Fazendinha. Ambas estão situadas na Fazenda Rio das Cobras, em Quedas do Iguaçu/PR. A decisão da 2ª Vara Federal de Cascavel foi publicada nesta segunda-feira (19).

A sentença decorre de ação civil pública de autoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Advocacia Geral da União (AGU). Os órgãos questionavam a validade do título dominial de uma área de aproximadamente 10 mil hectares, que foi invadida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em 2014.

A decisão judicial é favorável à Araupel, em detrimento do Incra e da AGU – que pleiteavam que as propriedades eram da União. No texto, a juíza julga como improcedentes os pedidos dos autores da ação.

HISTÓRICO
Localizada no município de Quedas do Iguaçu, a cerca de 175 quilômetros de Guarapuava, o imóvel Rio das Cobras possui 24 mil hectares. Porém, a primeira de uma série de invasões pelo MST foi em 2003. Assim, outras áreas da empresa também foram ocupadas.

De acordo com o histórico da Araupel, ao longo desse período, é grande a incidência de crimes contra a fauna e a flora nativas, depredações e roubo de florestas plantadas. Além disso, funcionários da empresa foram frequentemente impedidos de acessar a matéria prima destinada à industrialização.

Entretanto, a expectativa da empresa é de que a partir da confirmação da titularidade da área, a reintegração de posse seja cumprida.

A EMPRESA
Com sede em Quedas do Iguaçu, desde 1972, a Araupel é uma das grandes responsáveis pela economia do município. Assim, ela responde por cerca de 60% da movimentação econômica da cidade.

Responsável por 1.532 empregos diretos, dos quais 836 em Quedas do Iguaçu, a empresa possui um complexo industrial de 43 mil m² de área construída.

De acordo com a Araupel, o local compreende serraria, estufas, manufatura, depósito de estocagem de produtos e outras instalações. São resultados de melhorias constantes, o que inclui a preparação e treinamento de colaboradores.