Jovem haitiano é destaque no ViraVida Paraná

Projeto prepara adolescentes para o mercado de trabalho, desenvolvendo suas habilidades e competências

Fazer o bem em prol da educação, despertando habilidades e competências profissionais aos jovens que buscam a inserção no mercado de trabalho. Esse é o propósito do Programa ViraVida, desenvolvido há quase uma década pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, que objetiva a transformação de vidas de adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Esse é o caso do haitiano Worldfa Cheriza, de 17 anos, participante do ViraVida desde 2017, que se tornou um exemplo de superação e transformação. Cheguei até o Projeto ViraVida por intermédio de uma assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Após ser aprovado no processo seletivo, iniciei os estudos. Foi a partir daí que comecei a me adaptar no país, pois além de adquirir conhecimento, fiz grandes amizades, relatou.

Como tantos outros, o jovem chegou ao Brasil em 2014, com a mãe e seus dois irmãos, em busca de oportunidades. Algum tempo depois eu a minha irmã acabamos ficando sozinhos no Brasil, pois com dificuldades de arrumar emprego, minha mãe retornou para o Haiti levando o meu irmão mais novo. Foi um momento foi muito difícil, pois comecei a ter mais responsabilidades, precisei me adaptar com a cultura e aprender um novo idioma, contou. 

Segundo Karin Bruckheimer, coordenadora de ações estratégicas do Sistema Fiep e do Programa ViraVida, Karin Bruckheimer, que acompanhou toda a trajetória do adolescente no projeto, a educação, dedicação e responsabilidade do jovem haitiano sempre chamou muita atenção.

Além da sua entrega total ao processo de aprendizagem, no decorrer do projeto, Worldfa acabou ajudando muitos jovens a superar conflitos familiares, ao trazer experiências de vida de seu país. É muito bom poder vivenciar essas histórias de transformação e poder contribuir de alguma forma para o crescimento desses jovens, propiciando um espaço para que eles possam descobrir a sua competência, colocá-la em prática e sonhar com a sua profissão, disse a coordenadora.

Recentemente, após concluir o curso, o adolescente foi um dos talentos aprovados no processo seletivo na empresa CNH-New Holland. O projeto me deu muitas oportunidades. Adquiri conhecimento profissional e pessoal e agora, pela primeira vez, consegui entrar para o mercado de trabalho. Com projetos para o futuro, Worldfa já prestou vestibular e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Pretendo cursar ciências contábeis. Esse é mais um passo para a realização dos meus sonhos, concluiu o jovem.

Saiba mais sobre o Projeto ViraVida

Criado em 2010, o Projeto ViraVida passou por um processo de reformulação e atualmente atende 140 adolescentes (entre 15 a 21 anos) em situação vulnerabilidade social, nas cidades de Curitiba e região, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.

O processo de triagem para seleção dos jovens acontece durante um encontro com as autoridades da rede de proteção a crianças e adolescentes. Os selecionados passam por um momento de pré-aprendizagem durante seis meses, que inclui educação básica, atendimento psicossocial, acompanhamento pedagógico, formação profissionalizante, noções de autogestão, empreendedorismo, além de encaminhamento para o mercado de trabalho. O adolescente recebe uniforme, vale transporte, alimentação, como se fosse um contraturno, ou seja, um trabalho educacional com viés social.