Guarapuava inicia semana D de prevenção ao câncer de boca

Durante o período, as UBS farão ações de abordagem e avaliação de todos os usuários presentes nas unidades

As ações da semana D de conscientização para prevenção do câncer de boca estão em andamento em Guarapuava. Como parte das atividades do Novembro Vermelho, ao longo da semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão ações de abordagem e avaliação bucal de todos os usuários presentes nas unidades.

Capacitamos todos os dentistas do município para que possam detectar lesões que indiquem câncer de boca, visando o diagnóstico precoce e a população aderiu à campanha comparecendo nas unidades para as avaliações. Guarapuava é a primeira cidade do Paraná a levar as ações do Novembro Vermelho a todas as unidades municipais de saúde, declarou o secretário de Saúde, Celso Góes.

As atividades começaram com uma união entre as duas campanhas do mês: Novembro Azul e Novembro Vermelho, onde o atendimento era prioritário para os homens. Ciro Blaka, de 66 anos, faz os exames com frequência e não deixou de comparecer na consulta de prevenção ao câncer de boca.

Acho essas atividades muito importante. Precisamos de prevenção e sabemos que o diagnóstico precoce facilita no processo de cura. Para nossa saúde, essas ações são muito positivas, enfatizou Ciro.

Além disso, em parceria com a Faculdade Guairacá, será realizado o dia D de prevenção ao câncer de boca, neste sábado (23), com avaliações e orientações de prevenção ao câncer bucal. As ações ocorrerão das 10h às 14h,  no calçadão da XV de Novembro, em frente a praça 9 de Dezembro.