Governo garante criação do Parque Estadual de São Francisco

Uma área do parque será desapropriada para construção do Centro de Atendimento ao Turista e de passarela próxima a queda d´água

O Secretário de Estado de Meio Ambiente, Márcio Nunes, atendeu a um pedido feito pela deputada estadual Cristina Silvestri e pelo vice-prefeito e secretário de turismo de Guarapuava, Itacir Vezzaro, para a estadualização do Parque Municipal de São Francisco, localizado na tríplice fronteira entre Guarapuava, Turvo e Prudentópolis.

A garantia foi dada pelo secretário em reunião realizada nessa quarta-feira (09), em Curitiba. O encontro contou com a presença do assessor especial da Secretaria de Turismo de Guarapuava, Márcio de Siqueira, da coordenadora de projetos da Secretaria, Valéria Stocki, do diretor-presidente do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Mozarte de Quadros Júnior, do diretor-presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Everton Luiz da Costa Souza, e do chefe de gabinete do secretário Márcio Nunes, Amilcar Cabral.

Nós estamos pleiteando esta estadualização e os investimentos no parque há algum tempo e agora recebemos a garantia do Estado para esta conquista. Este é um projeto que será executado justamente por ir de encontro ao que vem propondo o governo Ratinho Júnior, de investir em turismo, aproveitando as nossas belezas naturais, e sempre prezando pela preservação e sustentabilidade, explicou Cristina.

Para a estadualização, o governo irá desapropriar uma área do parque de 87 hectares, onde serão construídos o Centro de Atendimento ao Turista, local que servirá como referência para os visitantes da tríplice fronteira. Desde o ano passado, o parque já vem recebendo eventos constantes que incentivam o turismo rural e de aventura, entre outras práticas do segmento.

Além deste Centro, o parque contará, também, com uma passarela suspensa que ficará próxima da queda d’água do Salto São Francisco, que possui 196 metros de altura.

Neste encontro, o Itacir e sua equipe já apresentaram ao secretário e sua equipe o projeto de construção do centro e da passarela. Agora, será iniciado o plano de trabalho para execução.

Na reunião, Cristina Silvestri relembrou que estes investimentos do Estado no parque influenciarão diretamente no crescimento do mercado turístico de Guarapuava, Turvo e Prudentópolis, além de incentivarem as famílias que vivem no entorno do parque a investirem no segmento.

Só em Guarapuava, hoje mais de 300 famílias vivem no entorno do parque. Destas, 30 já integram o projeto Caminhos do São Francisco da Esperança, que gera renda com o turismo rural, divulgando nossas belezas e nossa culinária. Com estes investimentos, mais famílias terão a oportunidade de perceber que o projeto é viável, social e economicamente falando, finalizou a deputada.