Festival Curta Unicentro está com inscrições abertas

Objetivo é incentivar a produção cinematográfica e ao mesmo tempo facilitar o acesso do público a produção nacional

Incentivar a produção cinematográfica e ao mesmo tempo facilitar o acesso do público ao que é culturalmente produzido em território nacional.

Esse é o objetivo do primeiro Festival Curta Unicentro, promovido pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) do campus Irati, em parceria com a Diretoria de Promoção Cultural do campus (Diproc/I). As inscrições para submissão de curta metragens estão abertas até o dia 15 de novembro.

De acordo com o diretor sociocultural do DCE Leonardo Melo, qualquer pessoa pode participar propondo produções ou como ouvintes. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de ter acesso ao cinema e, neste sentido, o DCE parte de uma perspectiva de que a universidade deve ser popular, todas as suas atividades devem ser voltadas para o interesse da população, opina Leonardo, que é estudante de Psicologia da Unicentro.

Para inscrever sua produção, o candidato precisa se cadastrar no site do evento e enviar pelo e-mail do evento algumas informações como o link do vídeo postado no YouTube, os nomes dos participantes e a categoria escolhida. De acordo com os organizadores, as categorias disponíveis são Terror, Suspense, Comédia e Videoclipe

A mostra dos curta-metragens será realizada no dia 23 de novembro, a partir das 17h30, no Centro Cultural Clube do Comércio, em Irati. Haverá premiação em troféus para o primeiro e segundo lugar de cada categoria.

Os curta-metragens serão avaliados por uma comissão de convidados. Segundo a diretora de Promoção Cultural do campus Irati, professora Alexandra Lourenço, a banca de jurados foi escolhida pela organização do evento, que buscou prezar pela pluralidade de olhares teóricos, poéticos e profissionais sobre o cinema.

Regras – Os candidatos que pretendem inscrever curtas devem ficar atentos a algumas regras. As cenas da produção devem ser captadas por aparelhos celulares, não podendo o candidato utilizar, mesmo que na edição, imagens captadas por outros meios. O curta deverá ter duração de, no mínimo dois minutos, e no máximo cinco minutos, incluindo os créditos.

Serão aceitas produções realizadas em qualquer período, sem restrições à data de produção. O participante deverá possuir também o consentimento de qualquer pessoa que aparecer no vídeo, isentando o festival de quaisquer responsabilidades referente aos direitos autorais de trilhas e imagens. É permitido inscrever, no máximo, dois filmes por participante.