Energisa Sul-Sudeste reforça orientações de segurança no calçadão da XV em Guarapuava

A campanha visa diminuir as ocorrências quanto ao manuseio de objetos próximos as redes de energia elétrica

   Uma equipe da empresa de energia elétrica, Energisa Sul-Sudeste esteve presente no calçadão da rua XV de Novembro em Guarapuava na última semana, com objetivo de orientar consumidores quanto ao manuseio, o uso seguro e eficiente de objetos próximo as redes de energia elétrica nos bairros. Principalmente pipas, instalações de antenas, podas de árvores e construção civil. De acordo com representantes da empresa, a energia não tem cor, não tem cheiro, ou possa ser visto, por isso o perigo, na maioria das vezes com incidentes entre crianças ou no excesso de confiança numa atividade.  

   A campanha também visa diminuir os índices de acidentes, muitas vezes com o registro de fatalidades. A empresa reforça que somente os profissionais qualificados e com equipamentos específicos podem atuar em atividades próxima a rede elétrica. A Energisa conta com uma equipe de plantonistas para atender qualquer situação emergencial, ou caso seja requisitada por algum cliente. Na campanha de rua foram distribuídos uma cartilha e panfletos com material informativo numa linguagem fácil e simples aos leitores. Atualmente a empresa atua em nove estados, prestando serviços para mais de 6 milhões de consumidores.  

Construção civil e instalações de antenas de TV

   Durante construções, reformas, serviços de pinturas ou ainda nos reparos e instalações de antenas de TV, é preciso ficar atento aos procedimentos de segurança. O trabalho próximo às redes elétricas exige a máxima atenção. A falta de cuidado no manuseio de materiais ou com as distâncias seguras do sistema elétrico podem ocasionar acidentes e interrupções de energia.

 

É preciso muita atenção durante os serviços que são realizados perto das redes de energia. Qualquer descuido pode ser fatal, destaca Fernando Bombarda, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa-Sul-Sudeste.

 

Por isso, fique atento:

 

Monte andaimes longe da rede elétrica e nunca deixe vergalhões e calhas tocarem na rede;

Ao manobrar caminhões cuidado com a rede elétrica: verifique a altura do caminhão e também da rede;

Sempre use os equipamentos de segurança;

Instale antenas com uma distância segura para que, em caso de queda, ela não toque nos fios da rede elétrica. Caso a antena caia perto dos fios, não tente recuperá-la, pois poderá receber uma descarga elétrica;

Certifique-se de que as instalações não estão danificadas e que são adequadas à carga elétrica;

Ao fazer pequenos reparos em aparelhos elétricos, certifique-se de desligá-los da tomada.

Estamos sempre à disposição da população ou dos profissionais da construção civil para sanar todas as dúvidas. Os acidentes com a energia elétrica podem ser evitados. E mais, ao identificar qualquer situação de risco, entre em contato imediatamente com a distribuidora, enfatiza Fernando.