Política

Encontro Governo 5.0 reuniu representantes de 350 municípios

Os 15 secretários estaduais e os presidentes da Copel e Sanepar apresentaram as realizações de suas áreas e as próximas ações
250 prefeitos participaram do evento (Foto: Gerson Bubniak/AEN)

O encontro Governo 5.0 reuniu em Foz do Iguaçu, entre quinta e sexta-feira, representantes de 350 municípios paranaenses, dos quais 250 eram prefeitos. No total, foram mais de 2 mil pessoas interessadas em conhecer as iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado em todas as áreas da administração pública.

O evento realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Assembleia Legislativa reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes de órgãos estaduais. Os 15 secretários estaduais e os presidentes da Copel e Sanepar apresentaram as realizações de suas áreas e o planejamento das próximas ações.

Num balanço do encontro, o governador Ratinho Junior disse que o Estado precisa ser pensado de maneira integrada com os esforços municipais e que o Governo 5.0 é uma amostra de que as próximas iniciativas serão ainda mais inovadoras e que estarão a serviço da população.

“Internalizamos no Estado esse sentimento compartilhado e voltado para as pessoas. Queremos fazer do Paraná o Estado mais inovador do Brasil, o mais integrado e o que melhor apresenta soluções transparentes para os problemas comuns. Precisamos que os prefeitos levem essa mensagem para todo o Estado”, afirmou.

Palestras – O Governo 5.0 também contou com palestras de José Augusto Nardes, conselheiro do Tribunal de Contas da União, que falou sobre governança e transparência; do economista Paulo Rabello de Castro, que abordou a importância de criar metas nas prefeituras; e do coordenador-geral da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, Edercio Bento, que destacou a integração entre os municípios e a União.

Darlan Scalco, prefeito de Pérola e presidente da Associação dos Municípios do Paraná, órgão que ajudou a organizar o evento, espera que ele seja realizado novamente nos próximos anos. “A presença maciça dos prefeitos, vereadores e secretários mostra o sucesso do encontro. Um Paraná inovador se faz com municípios inovadores. Usar a tecnologia a nosso favor é o principal recado, principalmente para melhorar a vida das pessoas”, destacou.