Em Guarapuava, número de mulheres que aderiu ao Outubro Rosa cresceu

No mês da conscientização, foram requisitadas mais de 1300 mamografias, um aumento de 12% em relação a 2018

Só em mamografias, no mês da conscientização, foram requisitados mais de 1300 exames, segundo a secretaria de Saúde, um aumento de 12% em relação a 2018. Já o exame de colo de útero também teve um crescimento de 13%, ultrapassando mais de dois mil exames.

Os números expressivos refletem a intensificação das ações no município, como o programa Zero Fila Mamografia. A conquista veio por meio de um recurso adquirido por emenda parlamentar, que garante a rapidez na solicitação dos exames nos próximos meses. Além de acabar com a fila de espera, a ação firmada em outubro, disponibiliza mais 1300 exames para as guarapuavanas.

Os exames podem ser solicitados por mulheres entre 50 e 69 anos ou que apresentem fatores de risco (histórico familiar ou sintomas clínicos). O encaminhamento é feito na Clínica da Mulher ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Mesmo após o encerramento da campanha do Outubro Rosa, as ações da Secretaria continuam. Para isto, a Clínica da Mulher segue com horário de atendimento estendido até às 20h, para as mulheres trabalhadoras. O agendamento pode ser feito na sede, situada na rua Cap. Argílio Ferreira, 122-176, bairro Trianon.