Ecoexpresso da Sanepar estará no Parque das Araucárias

Ônibus de educação ambiental da Companhia de Saneamento estaciona em Guarapuava neste sábado

Os guarapuavanos e visitantes que estiverem na cidade poderão aproveitar para conhecer o EcoExpresso Sanepar. O ônibus de educação ambiental da Companhia de Saneamento do Paraná estaciona em Guarapuava neste sábado (18) e fica até a próxima sexta-feira (24). Durante todos esses dias, ele estará no Parque Natural Municipal das Araucárias, às margens da BR-277, na altura do quilômetro 343.

O EcoExpresso é equipado com maquetes ricas em detalhes, que mostram todos os processos da Sanepar e o trajeto percorrido pela água, da captação até retornar ao rio em forma de esgoto corretamente tratado. Esse caminho é conhecido como “Do Rio ao Rio”.

De acordo com o gerente regional da Sanepar, Adão Alisson Slompo, o  EcoExpresso é uma das ferramentas, didática e acessível, utilizada para mostrar as ações da Sanepar. “Faz parte do trabalho da Companhia mostrar à população como a empresa funciona, divulgar ações de educação socioambiental e o trabalho de preservação que a Sanepar faz, além de incentivar iniciativas de proteção aos recursos hídricos e estimular a mudança de atitude da população em relação ao meio ambiente. 

(Foto: Ediane Battistuz) Maquetes ricas em detalhes mostram os processos da Sanepar e todo o caminho percorrido pela água

 

Além das maquetes, também há painéis que mostram todo o caminho da água. “O visitante pode conhecer o ciclo da água, entender a diferença entre a rede coletora de esgoto e a galeria pluvial, a diferença entre a bacia hidrográfica usada para a captação da água que será tratada e consumida e a bacia que recebe o efluente das estações de tratamento de esgoto”, explicou o gestor socioambiental da Sanepar, Naor Lima de Souza.

Nessa parte do trajeto, a Sanepar também explica como o lodo proveniente do processo de tratamento de esgoto é utilizado na agricultura e como a empresa faz o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos. A maquete apresenta, ainda, uma casa com realidade aumentada, com detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio das conexões, caixa de gordura e conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI).

Programa – O Parque das Araucárias é ponto de encontro de centenas de pessoas nos fins de semana. Assim, todos que passarem por lá terão a oportunidade de visitar o EcoExpresso, gratuitamente. O ônibus estará aberto das 8h às 12h e das 13h às 17h, todos os dias, até a próxima sexta-feira (24).

(Foto: Ediane Battistuz) EcoExpresso da Sanepar já passou por Guarapuava em diversas ocasiões

 

Visitação – O EcoExpresso Sanepar é uma das ferramentas do Projeto do Rio ao Rio, implantado pela Sanepar em 2011 e que envolve, especialmente, estudantes de escolas públicas de todo o Estado em monitoramentos de mananciais e em ações educativas junto à comunidade local.

Desde que foi implantado, em 2014, o EcoExpresso já abriu suas portas para mais de 170 mil pessoas em todo o Estado. O ônibus faz paradas periódicas desde 2015 em Guarapuava e em municípios da região, como Quedas do Iguaçu, Pinhão, Pitanga, Laranjeiras do Sul, Palmital, Turvo. Para receber a visita do EcoExpresso no município, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] e fazer a solicitação.