“É difícil até de calcular a extensão da nossa atividade, além dos mais de 300 colaboradores na empresa e milhares de produtores rurais”, Diretor da Frigodasko, Marcio Dasko

 Nesta edição o destaque vem da cidade de Pitanga, região Centro Sul do Paraná, no setor empresarial, onde nossa reportagem entrevistou com exclusividade o empresário Marcio Dasko, empreendedor responsável por um dos maiores investimentos privados da região, numa empresa que iniciou com poucos funcionários e atualmente gera mais de 300 empregos diretos e centenas indiretos, fomentando a economia local e regional de diversos setores econômicos. Confira alguns tópicos da reportagem.

Jornal Extra- Como foi para família transformar um pequeno açougue no que se tornou a Frigodasko?

Marcio Dasko- Isso vem de muito trabalho e dedicação, que iniciou com o meu pai João e minha mãe Terezinha Angelina em 1985, com um açougue. Em 1994 foi adquirido o abatedouro municipal e 1997 mudamos para a estrutura que abriga o frigorífico Frigodasko hoje. Na época produzimos para atender somente o município de Pitanga, a partir de 2000 conquistamos a inspeção do SIP e com isso conseguimos expandir para outras cidades, onde atualmente atendemos 170 cidades do Paraná.  Nesta semana estamos comemorando 22 anos de desenvolvimento e muita história a ser contada que ser certamente daria para escrever um livro. Tenho orgulho desta empresa e agradeço a Deus de ter meu pai aqui comigo, ele que cuida da qualidade dos animais e setor operacional.

Jornal Extra- O que produz a Frigodasko e o que dizer do futuro?

Marcio Dasko- Olha! São muitas as novidades que vem pela frente, entre elas, queremos inaugurar o novo complexo industrial, em janeiro de 2020, que deverá gerar 70 novos postos de trabalho, além dos indiretos com prestadores de serviços a empresa. Atuamos na produção e industrialização de carnes, temos uma linha completa em 40 produtos de embutidos e na linha frescal de carnes podemos dizer que oferecemos cortes em excelência e qualidade aos nossos fornecedores e consumidores.

Jornal Extra- De que forma avalia a abertura de mercado internacional aos frigoríficos brasileiros e até aonde isso pode beneficiar a sua empresa?

Marcio Dasko- Nós ainda não produzimos para exportação, por nossa inspeção ser estadual SIP, mas certamente vai abrir muitas possibilidades de mercado devido ao fato que os grandes frigoríficos deverão encaminhar toda sua produção para exportação no mercado externo, nos dando reais condições de atender as demandas de mercado interno, com a possibilidade de expansão. O maior beneficiado é o nosso produtor rural na valorização dos preços do suíno e bovino.   

Jornal Extra- Qual a importância em contar com animais da Nelore Het para linha de produção?

Marcio Dasko- Temos uma parceria de longa data no fornecimento de animais de qualidade para o abate e também no fornecimento de animais reprodutores os produtores que fornecem material prima para empresa. A Nelore Het tem uma participação estratégica no melhoramento da qualidade genética do rebanho de gado na região. Espero contar com essa parceria por muitos anos à frente.  

Jornal Extra- Como está sendo a experiência de produzir a própria energia que abastece a indústria?

Marcio Dasko- Implantamos uma central tecnológica de biodigestor que transforma resíduos de animais em gás e energia para o abastecimento da operação do frigorífico. Isso também é motivo de orgulho em ver essa unidade de energia funcionando, principalmente no gás que é queimado na caldeira. Projetos inovadores como esse vem de encontro com as questões ambientais e a preservação do meio ambiente. Toda água utilizada no processo de produção passa por um processo de tratamento sendo reaproveitada de diversas formas. Além da economia no consumo de energia em mais de 20%. Na caldeira conseguimos diminuir em 80% a utilização de biomassa. Hoje podemos dizer que somos uma empresa ecologicamente correta.

Jornal Extra- Qual o sentimento em ser o principal empregador de uma cidade com mais de 30 mil habitantes?

Marcio Dasko- É muito gratificante e nos sentimos honrado da confiança que o produtor nos proporciona e o nossos clientes que consomem os produtos Frigodasko. É difícil até de calcular a extensão de toda esta atividade, além dos mais de 300 colaboradores na empresa e milhares de produtores rurais. Isso nos coloca numa posição de continuar investindo, gerando novos postos de trabalho e o mais importante de focar sempre mais na qualidade dos nossos produtos.

Jornal Extra- Isso faz com que a empresa tenha uma atuação mais forte nas áreas sociais e culturais do município?

Marcio Dasko- A cada dia nos sentimos mais compromissado com a comunidade local, mais informação, inovação, tecnologia e isso tudo sendo repassado aos parceiros e a população. A empresa conta com um departamento que atua forte no setor social e cultural. Recentemente colaboradores promoveram uma caminhada na natureza para conscientização da prevenção ao Câncer mama, dentro do Outubro Rosa, além de outras ações com a comunidade pitanguense.

Jornal Extra- O empresariado há anos reclama da falta de infraestrutura de malha viária para escoamento e produção da safra. Como vê isso?

Marcio Dasko- Estamos confiante e temos um governador jovem que pensa diferente, que certamente vai buscar os recursos as condições para melhorar a infraestrutura principalmente das rodovias. Em Pitanga estamos numa parceria na PR 466, para implantação das marginais dos dois lados da pista, onde um grupo de empresários custeou os projetos, a prefeitura buscou a parceria do DER e por intermédio do deputado Alexandre Curi se buscou os recursos para execução das obras. Apoiamos porque era nosso anseio pela implantação de um trevo que dará acesso ao frigorífico. Somente da empresa temos um fluxo diário de mais de 700 pessoas, numa área de rodovia com registros de muitos acidentes e mortes. O trecho terá espaço para caminhadas, toda iluminada e vem para contemplar toda comunidade local. Essa obra certamente virá para coroar os 22 anos de operação da Frigodasko.