Dicas de livros infantis sobre a velhice e o Alzheimer

“E os netinhos estremecem, os contos acompanhando, e as travessuras esquecem, até que, a fronte inclinando, sobre o seu colo, adormecem.”

Paulo Bilec foi certeiro em seus versos ao retratar o vínculo dos netinhos e da avó que conta histórias. A relação entre avós e netos costuma ser muito próxima, regada de amor e troca de experiências, e é por isso que esse texto traz a vocês alguns exemplos de histórias infantis que retratam essa interação de forma educativa, apresentando dicas para as crianças no caso do adoecimento desse avós tão queridos.

1) Vovó tem Alzha… O quê? (Veronique Van den Abele)

O livro relata a história de Camila e sua avó, que, desde criança, passam os dias juntas tirando fotos, fazendo bolo de chocolate, cantando e fazendo passeios. Porém, um dia, a avó começa a ficar esquecida, apresenta vários lapsos de memória com nomes e coisas que havia acabado de fazer, desse momento em diante é a avó quem precisa de atenção e cuidados, pois está diagnosticada com um tal de Alzheimer.

2) A Nova vovó (Elisabeth Steinkellner)

Essa obra conta a história de Fini com sua vovó. Antes tão independente e ativa, agora precisa de ajuda frequentemente para fazer as atividades do dia a dia, ao mudar-se para a casa da neta, muitas questões percorrem pela família, mas aos poucos entendem que essa nova vovó precisa mesmo é de paciência e dedicação.

3) Vovô agora é cavaleiro (Dagmar Mueller)

Jonas vê o seu avô agora como se fosse um cavaleiro que veste uma armadura pesada e vive em um castelo feudal, ele é diferente dos outros. Ao perder os movimentos, tremer, e falar com dificuldade, a mãe explica que o avô sofre da doença de Parkinson, por esse motivo a casa é adaptada com corrimãos e alças de apoio, devido a essa pesada armadura a qualquer momento pode tropeçar e se machucar.

4) Vovô teve um AVC (Holle Hillestad Butler)

Leitura que indica o que é um AVC, o porquê da perda de movimentos, as dúvidas sobre quem vai cuidar do idoso na visão de Lucas, que fica confuso com a situação do avô. Nesse livro são abordados os vários sentimentos das crianças, ajudando-as a manter os vínculos com os mais velhos. Além disso, também conta com uma nota explicativa para orientar os pais a lidarem com a situação.

5) Guilherme Augusto Araújo Fernandes (Mem Fox e Julie Vivas

O livro conta a história de Guilherme, vizinho de um asilo de idosos, que ficou amigo de todos os residentes do lugar, mas tem uma ligação mais forte com Antônia. Essa idosa acabou perdendo a memória, e foi quando o menino teve uma ideia para fazê-la recordar: perguntando aos outros idosos do asilo o que é memória, ele monta uma cesta e leva para a senhorinha, que passa a ter algumas lembranças.

6) Blusa listrada com calça florida (Barbara Schnurbush)

Naná e a avó passam muito tempo juntas colorindo e lendo histórias, cultivando seu jardim e alimentando os pássaros. Certo dia a menina percebe que a avó está se esquecendo das palavras, confundindo o nome dos pássaros e usando roupas que não combinam. Lili consegue entender sobre a doença de Alzheimer com a ajuda dos pais e aprende novas maneiras de realizar as atividades que gostam.

Fonte: Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio as Pessoas com Alzheimer – AEPAPA