“Democracia e Saúde” é o tema da 13ª Conferência Municipal de Guarapuava

A noite da última quinta-feira (28) foi marcada pela abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde, no salão nobre do Centro Universitário Campo Real. Com o tema Democracia e Saúde – atenção primária como ordenadora da rede, o encontro tem o objetivo de envolver os segmentos da sociedade local na construção de propostas e metas de ampliação referentes aos serviços e ações de saúde no SUS.

“Estamos vivendo um grande momento na saúde de nossa cidade. Ainda temos a muito a melhorar, pois essa é uma constante no setor. Porém, com a ajuda de todos, usuários, conselheiros e trabalhadores do setor, opinando de forma democrática, vamos continuar avançando”, afirmou o secretário de Saúde, Celso Góes.

A deputada estadual Cristina Silvestri destacou as diversas conquistas proporcionadas pela união entre políticos e a sociedade. “Tivemos, nos últimos anos, muitos motivos a comemorar na saúde; e, com essa soma de esforços, ainda teremos muito a celebrar em prol de Guarapuava e região. É com debate, diálogo e ação que nós vamos melhorar colocar em prática projetos e políticas públicas em benefício de todos.”, destacou.

A palestra da noite foi a conselheira Olga Estefânia Duarte Gomes Pereira, que atua na Secretaria de Estado da Saúde. Também participaram da abertura o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Joarez Camargo, diretora interina da 5ª Regional de Saúde, Lisiana Michele Volpato Savaris, coordenador do curso de Medicina, Anderson Vinícius Fadel, presidente da UGAM (União Guarapuava das Associações de Moradores), Vilmar Roberto Zainedir,  vereadores Pedro Moraes e Professora Terezinha, além de representantes dos usuários do SUS, trabalhadores na área, prestadores de serviços, gestores e acadêmicos do curso de Medicina.

A 13ª Conferencia Municipal de Saúde segue durante toda esta sexta-feira (29), com trabalhos em grupo e elaboração de propostas. Também serão eleitos os delegados que representarão o município nas etapas estadual e federal, que acontecerá nos meses de junho e agosto deste ano, respectivamente.