Cristina Silvestri reforça pedido de criação do Parque Estadual de São Francisco

Ao secretário de meio ambiente, parlamentar também solicitou a concessão pública da antiga Estância Hidromineral de Santa Clara, em Candói

 Um dos principais pontos turísticos de Guarapuava e das regiões Centro-Oeste e Sul, o Parque São Francisco, onde está localizada um dos mais longos saltos de cachoeiras do interior do Estado e sul do país está prestes a ser tornar parque estadual. A notícia foi dada pela deputada estadual Cristina Silvestri, no final de semana. A parlamentar esteve em reunião com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Nunes, para reforçar o pedido de criação do Parque Estadual de São Francisco, um projeto idealizado pelo Governo do Estado que atenderá a tríplice fronteira entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo. A proposta de criação do parque visa impulsionar o turismo, aliado à preservação ambiental, no terceiro planalto paranaense.

 

Nós estamos vivendo um momento ímpar, em que o turismo é um dos setores econômicos que mais cresce no Brasil. E na nossa região não é diferente. Além dos poderes municipais que envolvem o Salto São Francisco estarem criando cada vez mais projetos de incentivo a prática de turismo, empresas também estão investindo no setor, gerando empregos e renda, explica Cristina.

ESTÂNCIA SANTA CLARA

  Na audiência, Cristina também solicitou que o governo do Estado torne pública a concessão da então Estância Hidromineral Santa Clara, localizada entre Candói e Pinhão. O espaço, que está abandonado há anos, é conhecido como um tesouro natural e lembrado por muitos como uma das principais atrações turísticas da região de Guarapuava em meados dos anos 1960. Hoje, existe a possibilidade da reativação do espaço frente a lei de concessão de parques estaduais, projeto do Governo do Estado aprovado recentemente na Assembleia Legislativa.

 

A Estância Santa Clara está na memória de muitas pessoas e é uma pena ver um patrimônio tão importante se deteriorando com o tempo. Com a possibilidade de concessão de parques estaduais, surge uma nova forma de o Governo ceder o espaço para uma instituição privada que possa investir, dando o tratamento adequado para a manutenção do patrimônio.

PARQUE SÃO FRANCISCO

   O Salto São Francisco é a maior queda d'água da região sul do Brasil e uma das maiores do país. A queda está localizada na Serra da Boa Esperança, numa região de tríplice fronteira entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, no estado do Paraná, dentro da Área de Preservação Ambiental da Serra da Esperança. Na região, pertencente ao município de Guarapuava foi criado, pela prefeitura, o Parque Municipal São Francisco da Esperança, com trilhas para caminhada e vista panorâmica do salto. Possui aproximadamente 196 metros de queda livre, o que equivale a um prédio de 60 andares, onde a água transforma-se em névoa antes de tocar no chão.

Fonte: wikipedia.org