Economia

Cresce índice de confiança do empresário do comércio, no Paraná, segundo levantamento

Números registrados em dezembro foram de 127,2 pontos, acréscimo de 3,0% em relação ao mês anterior

Com a tendência do consumo crescente das famílias, a curva de confiança do empresário do comércio paranaense também segue em elevação no estado, desde agosto deste ano. O índice registrado em dezembro no Paraná foi de 127,2 pontos, tendo acréscimo de 3,0% em relação ao mês anterior. Este é o maior índice registrado no estado em dezembro desde2012, quando o indicador 121,0 pontos.

Quando os dados comparados são com dezembro de 2018, o crescimento foi ainda maior, chegando a 11,7%. O indicador revela que a confiança do empresário paranaense é superior à média nacional, que chegou a 125,1 pontos no mês.

O subindicador Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), uma avaliação sobre as condições atuais da economia, do comércio e da própria atividade comercial, mostrou um aumento de 38,4% frente ao mesmo período do ano passado.

Quando se tratam das variáveis Expectativas do Empresário do Comércio, no ano houve um crescimento de 1,1%, e os Investimentos do Empresário do Comércio aumentaram em 8,3%. Os dados registrados pela pesquisa da CNC e da Fecomércio PR mostram que o empresário está confiante na melhora da economia e da atividade comercial a curto prazo.