Centro de Especialidades: municípios da Região alinham ações do novo Consórcio

Entre as demandas discutidas e firmadas no encontro, houve a formação de uma comissão provisória

Na manhã da última quarta-feira (06), prefeitos e secretários de Saúde da Região se reuniram no Centro de Especialidades para alinhar ações referentes ao Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Região de Saúde (CIS5R) e ao funcionamento do Centro.

Entre as demandas discutidas e firmadas no encontro, houve a formação de uma comissão provisória que conduzirá atos e formalizações necessárias para o andamento ágil de processos do Centro.

De acordo com o prefeito de Guarapuava e presidente do Consórcio, Cesar Silvestri Filho, com essa equipe, haverá condições de dar andamento a atos necessários como a organização do concurso e reuniões técnicas para viabilizar todos os processos de licitações que serão necessários para colocar o consórcio para funcionar o quanto antes.

Cesar Silvestri Filho também reiterou com a equipe presente os resultados alcançados na última reunião com a Secretaria de Saúde do Estado e atribuições que os 20 municípios integrantes do Consórcio precisam executar.

Conseguimos sensibilizar a Sesa sobre nossas demandas enquanto Região e chegamos ao repasse de um valor que permitirá atender a demanda que temos e, ainda, ampliar a oferta em 50% nos serviços ofertados. O Estado irá se retirar do Consórcio, mas se compromete com o repasse mensal de R$ 550 mil ao mês. Diante disso, precisamos alterar pontos importantes do antigo acordo, explicou.

Com os municípios integrantes do Consórcio assumindo a responsabilidade de administrar o Centro de Especialidades, haverá a reformulação do acordo e criação de um novo estatuto, trâmite o qual será agilizado pela comissão recém formada.

Vamos acelerar tudo que for possível a partir das reuniões de nossa comissão. Toda nossa força para constituir esse Consórcio será justificada à população a partir de uma ampliação de oferta de serviços e com menos fila de espera, enfatizou Cesar.

A assembleia de deliberação da saída do Estado do Consórcio, que contará com a participação do secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, será nesta segunda-feira (11), às 14h, na sala de reuniões do Centro de Especialidades, em Guarapuava.

Confira a composição da equipe que dará início aos trabalhos do novo consórcio CIS5RS:

Eliane Dranca – Cisgap

Sheila Carminatti do Amaral – Cisgap

Eliane Harmuch – 5ª Regional de Saúde

Fagner Rodrigo Ananias – Goioxim

Carlos Vinícius Sbardelatto – Cantagalo

Antônio Carlos Santos Vainer – Laranjeiras do Sul