Centro de Artes de Guarapuava, 20 anos expondo belezas

Espaço foi construído para preservar a memória da cidade e fomentar a cultura e a arte no município

Guarapuava completa 200 anos, e tem, entre suas belezas, um centro de artes para exposições e contemplações do povo guarapuavano. Um local onde artista e público ficam mais próximos. O Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro é um dos principais espaços culturais da cidade. Concebido para preservar a memória da cidade e fomentar a cultura e a arte no município, o local é palco de exposições de arte, concertos musicais, além de ser cenário de constantes sessões fotográficas, que aproveitam a arquitetura característica do século XIX.

Segundo Nerci Guiné, uma das funcionárias, o centro só passou a incorporar o nome Iracema Trinco Ribeiro a partir de 1999, como uma homenagem a grande artista guarapuavana, reconhecida, por seu trabalho, no Brasil e fora dele. A partir do momento que pessoas de outros países viram suas exposições em Curitiba, adquiriam suas obras e levavam para outros cantos do mundo, levando também o nome de Iracema, disse. Uma justa homenagem, sem dúvida, aquela é, talvez, uma das maiores artistas paranaenses.

No ambiente, para aumentar ainda mais a bela decoração, tem um piano meia cauda, onde são ministradas aulas de música. Além disso, também são realizados os ensaios do coral, que são abertos à toda a população.

Iracema Trinco Ribeiro – Nossa importante artista, que foi homenageada com o nome do Centro de Artes, nasceu em Curitiba e veio para Guarapuava em 1954. Aqui, destacou-se como pintora, e professora de arte. A dona Iracema possui mais de 4 mil obras que retratam o município de Guarapuava e a região, declarou Nerci Guiné.

Além de ser um lugar para preservar a memória da história de Guarapuava, o Centro de Artes é um espaço para fomentar a cultura, alimentar o diálogo e a troca de informações. Um lugar para debater ideias e conceitos de artistas conceituados e jovens talentos, que deixam aqui sua marca e reflexão sobre o mundo e sociedade através das Artes visuais e da música com objetivo de enriquecer a comunidade com seu saber, acrescentou.

Solar Dona Ana Joaquina – O Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro está instalado no Solar Dona Ana Joaquina, uma edificação histórica, construída em 1857, por mãos de escravos.  O local foi construído com barro e pedra, sobre uma estrutura chamada de pau a pique. O reboco, enriquecido com fibra vegetal, era originalmente pintado a cal.

Com arquitetura e divisão interna bem típicos da época, o Solar separa por um corredor, a sala de visitas, o quarto de hóspedes e a varanda traseira dos outros cômodos, mais íntimos da família. O ambiente também possuía o tradicional Quarto das Donzelas, que não tem janelas para o exterior.

A construção, centenária, que com o tempo foi sendo corroída, foi restaurada pela herdeira do imóvel, Dona Gilda Campelo. Depois de restaurado, o local foi reinaugurado, em 1998, como Salão de Artes de Guarapuava e, no ano seguinte, passou a ser chamado Centro de Artes e Criatividade Iracema Trinco Ribeiro.

Trabalho escravo – A construção do Solar Dona Ana Joaquina foi comandada pelo escravo Belmiro Miranda, conhecido por ser um exímio construtor de taipas, de mão e de pilão. Belmiro foi comprado em Maceió e trazido para Guarapuava por Pedro de Siqueira Cortes, com o objetivo de construir o Solar, que foi um dos primeiros casarões em volta da praça da matriz, como é, popularmente, conhecida a Praça 9 de Dezembro.

Belmiro Miranda também foi responsável pela construção de muitos dos outros casarões que marcam a arquitetura clássica de Guarapuava. Vale ressaltar que, com o dinheiro que ganhou, comprou sua alforria e de sua namorada. Juntos, eles compraram a alforria de mais de 50 escravos, antes, mesmo, que a escravidão fosse abolida.

Serviço – Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, 1399 – Centro, Guarapuava/PR

Telefone: (42) 3623-1306