Casa da Cultura, um espaço de aprendizagem e saber

Um espaço para toda comunidade, com eventos, cursos e empréstimo de livros

O jornal Extra, em homenagem aos 200 anos de Guarapuava, está com uma série de reportagens mostrando o que a cidade tem de importante e bonito. Espaços e ações (serviços oferecidos), construídos ao longo de diversas gestões, para o lazer e melhor atendimento à população. Além, é claro, das belezas naturais, que só 'Gorpa City' tem.

Depois de mostrarmos, um pouco, do Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro, na mesma toada, é a vez da Casa da Cultura. Um local de aprendizado e conhecimento, a casa é aberta a toda a comunidade, que pode desfrutar de cursos e oficinas, bem como da biblioteca municipal. Tudo isso 'na faixa', uma bela iniciativa, sem dúvida, do poder público.

A Casa da Cultura está instalada em Guarapuava desde 1987. O espaço oferece, gratuitamente, aulas de inglês, para alunos da rede municipal de ensino, artesanato (as professores dão aulas também nas escolas), aulas de teatro e de canto, (os professores também vão para as escolas) e o coral (que ensaia no Centro de Artes), além das oficinas, também gratuitas. Sempre temos ações acontecendo, disse a diretora de Cultura Rosevera Bernardim.

Todos os anos oferecemos a população oportunidades de realizar oficinas de qualidade e que podem beneficiar a população com renda extra ou apenas para diversão e lazer. A procura é sempre muito grande, portanto alertamos os interessados que garantam sua vaga o quanto antes, pois são limitadas, ressaltou Rosevera, que emendou:

Na casa há contação de estória, para as crianças, em que são feitas por temas, por cada autor; elas ficam sabendo como funciona uma biblioteca, porque existe, como ela é formada, como são catalogados os livros, como são guardados, pra que elas possam entender, que no passado não tinha o que hoje eles têm, o celular na mão com a informação na hora que eles quiserem.

Ainda segundo Rosevera, a criação da orquestra de Câmara de Guarapuava, que tem sido um sucesso, é outro atrativo para a garotada. Todas as aulas acontecem aqui, e os ensaios também são aqui, no período da noite. Tá indo super bem a nossa orquestra. A gente ficou super animado porque criança que não tinha noção nenhuma de instrumento já está tocando seu violino, disse entusiasmada.

E, é claro, além de toda essa gama de atividades, oferecida à população, tem a charmosa, e não menos importante, biblioteca municipal.

Temos um acervo muito bom em nossa biblioteca. Hoje em dia, pela questão da facilidade da internet, o número de visitantes não é o ideal. Diminuiu bastante, porque hoje você digita ali no Google, ele te conta tudo que você quer, mas ainda tem pessoas que têm o hábito de vir pegar livros aqui.Então, a gente tem uma média boa de usuários da biblioteca, explicou Rosevera.

A biblioteca também recebe, da comunidade, muita doação. A gente brinca que livro bom é aquele livro que gira, não é o livro que fica estático, pegando poeira na prateleira. Bom é aquele livro que passa por várias mãos. Assim, qualquer pessoa pode fazer uma doação de livrosdisse Bernardim, que acrescentou:

De acordo com a diretora, a biblioteca também auxilia os autores principiantes, dentro do projeto do ‘Escritor na Biblioteca’, com o lançamento de livros, por exemplo. A gente sempre procura dar oportunidades para os escritores da cidade, de virem aqui pra mostrar seus livros e contar tanto para os professores quanto para as crianças. É uma coisa muito interessante que as crianças são super curiosas, como que ela consegue escrever um livro, declarou.

(Foto: Luca Soares/Extra Guarapuava) Biblioteca tem um cantinho dedicado aos escritores de Guarapuava

Viu, só, quanta coisa bacana tem na Casa da Cultura? E tudo isso ‘na faixa’. Então, dá uma passada, lá. Com certeza qualquer uma dessas ações só faz bem à comunidade. Precisamos fortalecer essa questão cultural em Guarapuava, finalizou Rosevera.