Vida e Saúde

Boletim divulgado na última quarta-feira (5) confirma 146 casos de Influenza no estado desde o início de 2019

Paraná chega a 43 mortes por gripe em 23 cidades, (Foto: Reprodução/Internet)

Conforme boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nesta quarta-feira (5), o Paraná chegou a 43 mortes por gripe Influenza em 23 cidades desde o início de 2019. A maior quantidade de mortes foi em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, com nove registros. Das 43 mortes, 38 foram por H1N1, do total, 29,3% estão relacionadas a pessoas com mais de 60 anos, aponta o relatório.

Municípios com mortes confirmadas por gripe:

Foz do Iguaçu (9), Curitiba (6), Cascavel e Paranavaí (4), Paranaguá (2), Pontal do Paraná, Almirante Tamandaré, Colombo, São José dos Pinhais, Irati, Pato Branco, Santa Terezinha de Itaipu, Diamante do Sul, Vera Cruz do Oeste, Campina da Lagoa, Juranda, Moreira Sales, Mariluz, Rio Bom, Cambé, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Maringá(1)

Como prevenir a gripe

De acordo com o enfermeiro coordenador da Divisão de Doenças Transmissíveis da Secretaria da Saúde, Renato Lopes, a maneira mais eficaz para se proteger da gripe é a higiene das mãos.

Lavar as mãos com frequência deve se tornar um hábito. É a melhor maneira de se proteger não só da gripe, mas também de outras doenças.

As superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, devem ser limpos com álcool.

Também é necessário evitar ambientes fechados e aglomeração de pessoas.

É importante manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a ingestão de líquidos também que ajuda na manutenção da imunidade.