Agricultura 4.0 deve unir produtividade e sustentabilidade

Tema foi apresentado na Semana Paraná Inovador, que discute avanços tecnológicos em vários setores da economia

Segundo o diretor da Case New Holand Industrial, Sergio Soares, a aplicação de inovações na área da agricultura passou a ser um desafio constante tanto para quem produz máquinas e equipamentos para quem vai utilizá-los no campo. O objetivo, disse ele, estará sempre voltado para aumentar a produtividade, mas sem perder o foco da sustentabilidade.

Aumentar, drasticamente, a produtividade não é uma tendência, é uma absoluta necessidade. Mas temos que fazer com que seja sustentável, pois não adianta alimentar o pessoal em 2050 e destruir o mundo, disse Soares, que participou da Semana Paraná Inovador, promovida pelo Governo do Estado. Segundo ele, é nessa perspectiva que deve ser pensada a inovação e a tecnologia.

Soares destacou que, entre os avanços, há máquinas que fornecem dezenas de dados ao agricultor, desde as características do solo, produtividade por metro quadrado e previsão de colheita. As informações ajudam a tomar a decisão e aumentar a produtividade, acentuou.

O diretor lembrou que a agricultura de precisão já existia como conceito desde os anos 90, ainda que não existissem equipamentos para coletar, transmitir e usar corretamente os dados. Os agrônomos já sabiam que esse era o caminho, disse. A tecnologia foi criada e os algoritmos de inteligência artificial possibilitaram tomadas de decisão que hoje fazem a diferença na agricultura.