A saúde mental e a luta antimanicomial

Dia 20 de maio haverá debate do tema em Guarapuava

Durante o mês de maio, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) realizará diversas ações em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18). As atividades relembram o início do movimento social que transformou o paradigma do atendimento em saúde mental no Brasil, construído por profissionais, usuários e instituições comprometidos com o fim das violações de direitos humanos em manicômios e instituições de saúde.

Mais de 30 anos se passaram desde o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde (Bauru, 1987) e diversas legislações foram criadas para garantir programas de saúde que rompessem com a lógica centrada no hospital psiquiátrico. Tanto a Lei nº 10.216/2001, da reforma psiquiátrica, quanto a portaria nº 3.088/2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), além da política de redução de danos, são avanços incontestáveis do movimento antimanicomial.

No entanto, diante das alterações, por parte do Governo Federal, da Política Nacional de Saúde Mental e da Política Nacional sobre Drogas, o CRP-PR convida a categoria a se posicionar de forma crítica e reflexiva. A lógica de ampliação do financiamento de instituições psiquiátricas em detrimento do investimento na RAPS, presente nas recentes alterações das políticas de saúde, exige a ampliação da defesa do SUS e das tecnologias críticas de cuidado que foram desenvolvidas nos últimos 32 anos.

Essa pauta de luta reforça a necessidade de formas de atenção dignas e diversificadas para a pessoa com sofrimento psíquico, de maneira a garantir o direito à liberdade e o direito a viver em sociedade, lutando contra o estigma da loucura. A Reforma Psiquiátrica não foi suficiente para superar totalmente o manicômio: ele quer voltar.

 

Campanha 2019

A campanha do CRP-PR para o Dia da Luta Antimanicomial deste ano tem como slogan Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a Luta Antimanicomial. A frase chama atenção para o cenário de retrocessos nas políticas de saúde mental e de drogas e enfatiza a defesa dos direitos à dignidade e ao respeito das pessoas com sofrimento mental.

 

GUARAPUAVA

Acontecerão ações em todo o Estado do Paraná, confira sobre a atividade que acontecerá aqui na cidade:

 

Mesa de debate sobre a campanha:

Acorda, amor! O manicômio quer voltar, fortaleça a luta antimanicomial

 

Data: 20 de maio

 

Convidadas(os): Psicóloga Carla Silveira Batista Lauer (CRP-08/18606), Ligia Gobbo Larocca (CRP-08/11365) e Eduardo Bernardes Nogueira (CRP-08/12071)

 

Horário: 19h às 23h30

 

Local: Miniauditório da Unicentro – R. Salvatore Renna, 875, Santa Cruz, Guarapuava – PR