Meio-Ambiente  

Reunião do Conselho de Meio Ambiente discute licenciamento online e ampliações no Parque das Araucárias

Foto: divulgação

Licenciamento online e a ampliação do estacionamento e das trilhas no Parque das Araucárias foram os dois principais temas da reunião mensal da Secretaria de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. O encontro aconteceu na manhã de quarta-feira (11), no Cedeteg.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, o aumento do número de visitantes no parque exige melhorias na estrutura. “Com a construção do Jardim Europeu, o fluxo de visitantes aumentou consideravelmente, então precisamos ampliar o estacionamento e as trilhas para oferecer mais conforto aos guarapuavanos e turistas”, explicou.

Sobre o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), o secretário informou que o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) liberaram o uso do sistema que será utilizado para o protocolo de solicitação de licenciamento ambiental online. “Apenas Guarapuava e Ponta Grossa receberam o SGA, pois ambas as cidades atuam de maneira descentralizada, ou seja, realizam os procedimentos de licenças e autorizações pela própria Secretaria de Meio Ambiente, sem precisar passar pelo órgão estadual”.

As reuniões do Conselho Municipal do Meio Ambiente são abertas ao público. Também há um espaço para apresentação de novos projetos na área de meio ambiente. Na reunião, o professor de geografia da Unicentro, Paulo Nobukuni, apresentou um projeto voltado a áreas de risco da cidade e da região.