Meio-Ambiente  

Plantio de mudas nativas é incentivado no Paraná

Créditos: Assessoria

Estimular a recuperação de florestas no Paraná é a proposta da campanha “Plante Árvores”, lançada pelo Governo do Estado e pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “Vamos envolver a comunidade e as empresas para disseminar a conservação, inclusive com a conscientização das crianças e jovens”, destacou o governador Beto Richa. A proposta incentiva produtores rurais, moradores de centros urbanos e empresas a plantarem espécies nativas para recomposição de áreas degradadas.

A campanha também oferece uma carteira de ações que poderão ser desenvolvidas por entidades públicas e privadas em parceria com o órgão ambiental. Cada uma delas é voltada para um público específico e destaca a importância de cada árvore, para que a população possa conhecer os benefícios de cada uma e aprender mais sobre suas características.

Como conseguir uma muda?

As mudas são adquiridas gratuitamente e para conseguir uma, o cidadão deve entrar no site do IAP, clicar no ícone “Requerimento de Mudas Nativas” e preencher o formulário. Após enviar os dados, os requerimentos passam pela análise do IAP e, uma vez aprovado o pedido, recebe um e-mail informando o viveiro que irá atendê-la.

Embora o público prioritário sejam os pequenos produtores rurais, as mudas são doadas para quem quiser contribuir com o reflorestamento de árvores nativas do Estado, desde que sejam plantadas em propriedades particulares. Os viveiros do IAP não doam mudas para arborização urbana.

Para os proprietários rurais, as mudas são destinadas de acordo com a necessidade detectada no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Atualmente os 19 viveiros do IAP têm capacidade para produzir 10 milhões de mudas, de 80 espécies diferentes por ano. Em 2017, foram doadas 1.188.258 mudas que foram plantadas em 144,4 mil hectares.