Esporte  

Secretaria de Esportes promove treinos de futebol nas quadras de grama sintética

FOTO. Assessoria

Ao todo foram construídas pela atual gestão, seis quadras e duas estão em obras para serem entregues nos próximos dias

Futebol, amigos, lazer e diversão. Melhor ainda é aproveitar tudo isso ao ar livre. As quadras sintéticas, entregues à população no ano passado, atraem crianças e adolescentes, que participam das atividades desenvolvidas por educadores físicos da secretaria de Esportes e Lazer. No Parque do Lago, Trianon, Bonsucesso, Entre Rios, Vila Carli e Tancredão, meninos e meninas de todas as idades aproveitam as férias para aprender técnicas básicas do futebol, como fundamentos, posições e estratégias de jogo.

Entretanto o educador físico Gilmar Rogério Ribeiro explica que o projeto vai além de ensinar a técnica. “Os alunos aprendem a ter disciplina e enquanto estão nos treinos ficam distantes de qualquer perigo. As atividades não pararam nem em dezembro. Nós aproveitamos que as crianças estão em período de férias para que participem de uma atividade de lazer saudável e não fiquem apenas em casa usando computadores e celulares”, destacou. As quadras de grama sintética contam com estrutura completa, inclusive iluminação para os jogos noturnos. A grama sintética tem o padrão Fifa, com borracha feita de material reciclável, que absorve o impacto, ajudando a evitar lesões nos atletas.

Além de ser um momento de diversão, os treinos também alimentam o sonho de quem quer ser jogador profissional, como João Vitor Ferraz, 15 anos. “Quando eu vi que tinha uma quadra nova aqui perto de casa, já fiquei animado em jogar. Eu liguei na Secretaria de Esportes para ver como participar e aqui estou. Eu sonho em jogar num time profissional, então tenho que melhorar e os treinos vão me ajudar”. E o garoto já aprendeu muito mais com os instrutores. “Para realizar o sonho de ser jogador não adianta só jogar bem, também tem que ter disciplina, não faltar nos treinos e se dedicar. A gente tem que batalhar para conseguir o que quer”.

Os irmãos Matheus, 9 anos, e Samuel, 6, participam dos treinos quatro vezes por semana na quadra do Trianon. A mãe Jaqueline Dombroski Correa Lemes leva e acompanha os filhos durante o todo o treino todo. “Nós moramos no Xarquinho, mas gostamos de vir aqui, então já trago tudo o que posso precisar, como água, comida, cadeira, guarda-sol, toalhas. Venho bem preparada e feliz”. Ela reforça que a escola de futebol gratuita é uma oportunidade única. “A gente percebe até uma mudança no comportamento. Na minha época de criança, a gente não tinha acesso a essas atividades e hoje como tem uma quadra de qualidade e treinos gratuitos não dá para perder. A prefeitura está de parabéns por trazer isso para as nossas crianças”, diz Jaqueline.