A comoção pela morte de Silvestri e o último adeus

Na Câmara Federal,  Cezar Silvestri chegou a ser apontado como um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso, pelo Departamento Intersindical de Análise Parlamentar (Diap) (Foto: Reprodução)

 

Jonas Laskouski e João Muniz

 

Já é segunda-feira, mas a tristeza e a perplexidade diante da morte de Cezar Augusto Carollo Silvestri, amanheceram junto com milhares de guarapuavanos. Principalmente com aqueles que sabem e reconhecem a importância desse homem para o desenvolvimento de Guarapuava e também da região.

 

Na manhã desta segunda (22), centenas de pessoas para o último adeus (Foto: João Muniz/Extra)

 

Madrugada intensa no Paço Municipal durante a noite a madrugada (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

 

O corpo de Silvestri foi velado na Prefeitura de Guarapuava desde às 18h30 de ontem. Já o enterro ocorre nesta segunda-feira (22), às 11 horas, no Cemitério Municipal Central (Santa Cruz).

Cezar Silvestri – o pai – nasceu em Guarapuava, tinha 64 anos e teve uma trajetória política importante que deixa um legado de conquistas para a cidade. Ele foi chefe de Casa Civil e secretário de Desenvolvimento Urbano na gestão Beto Richa (PSDB), além de presidente da Agepar (Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná. Exerceu também mandatos de deputado estadual e federal. Pai do atual prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PPS), e marido da deputada estadual eleita Cristina Silvestri (PPS), o político era um dos mais comprometidos com a ética.

 

MANIFESTAÇÕES

Cesar Silvestri Filho decretou luto oficial de três dias no município. Com isso, fica suspenso o expediente da administração direta e indireta na cidade nesta segunda-feira (22), incluindo escolas municipais e CMEIs. O decreto determina a manutenção dos serviços essenciais à população, como o funcionamento normal das Urgências e Emergências, Samu, Fundação Proteger e Conselho Tutelar, além do posicionamento da bandeira do município a meio mastro em sinal de luto.

O Núcleo Regional de Educação divulgou uma nota ainda ontem, informando que também as aulas nos colégios estaduais estariam suspensas nessa segunda.

Em ato conjunto, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro),  Faculdade Guairacá, o Centro Universitário Campo Real, a Faculdade Guarapuava e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – Campus Guarapuava) decretaram luto oficial de três dias e suspenderam as aulas nesta segunda-feira em virtude do falecimento de Cezar Silvestri.

A governadora do?Paraná,?Cida Borghetti (PP), decretou luto oficial de três dias em todo o Estado. Em nota, ela que disse que o Paraná perdeu um homem público que deu grandes contribuições ao Estado. Cezar Silvestri construiu uma bonita história de trabalho como deputado estadual e federal e como secretário. Que Deus conceda serenidade e conforte os corações da querida Cristina, dos filhos, familiares e amigos. Meus sentimentos, escreveu a governadora.

 

Cida esteve em Guarapuava na manhã desta segunda, juntamente com o marido, Ricardo Barros, além de Abelardo e Pedro Lupion (Foto: Jaelson Lucas/ANPr)

 

Beto Richa também lamentou a morte de Silvestri. Um grande homem público, uma pessoa querida por amigos e familiares. Fico triste com essa perda lamentável e desejo força à família neste momento difícil, escreveu Richa, em nota.

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) decretou também luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado estadual. A sessão plenária desta segunda (22) foi cancelada. Perdemos um amigo que dedicou sua vida à causa pública. Será sempre lembrado pelo perfil conciliador e pelo trabalho eficiente executado em todos os cargos que ocupou, tanto no Legislativo como no Executivo, disse o presidente da casa, Ademar Traiano (PSDB).

O PPS – partido dos Silvestri – disse lamentar profundamente a morte de um grande homem público e exemplo para todos. [Ele] foi acima de tudo um grande ser humano, que sempre colocou o bem-estar do povo em primeiro lugar, com lisura, seriedade e ética. Não só o PPS perdeu uma grande liderança, mas todo o Paraná e o Brasil. Cezar Silvestri sempre estará na memória de todos como o grande marido, pai e parlamentar que foi. O PPS de luto, se solidariza e presta condolências a amigos e família por esta perda irreparável (com informações da Gazeta do Povo).

 

Silvestri e Ratinho Jr na imagem postada na rede social (Foto: Reprodução/Facebook)

 

O governador eleito do Paraná esteve no velório de Silvestri na manhã desta segunda. Já ontem, em sua página no Facebook, ele havia publicado:

“Consternado com a notícia da morte de Cezar Silvestri. Minhas orações voltadas em especial à família: que Deus lhes dê conforto. O Paraná perde uma liderança expressiva e um bom companheiro, comprometido com as justas causas”

Diversas instituições, orgãos e centenas de pessoas da comunidade guarapuavana também expressaram seus sentimentos através de notas e das redes sociais.

 

O FATO

A notícia começou a correr a cidade na manhã de ontem assim que chegaram as primeiras informações. Cezar havia sido encontrado morto, na madrugada desse domingo (21) no chão do pátio do condomínio onde ficava o apartamento da família na capital paranaense, localizado no 22º andar.

O jornal Extra Guarapuava teve acesso ao boletim registrado na polícia curitibana. No documento, a natureza da morte é apontada como “suicídio – sem ilicitude”, ou seja, sem natureza criminal.

Na noite de sábado, a família estava reunida em Curitiba. Pai, mãe, filhos. Após jantarem juntos, os familiares deram pela ausência de Cezar pai dentro do apartamento. Segundo o boletim, diante disso, começaram a procurá-lo.

O corpo do político estava caído no pátio do condomínio. O documento diz ainda que “posteriormente, constataram que o mesmo pulou do vigésimo segundo andar, após cortar a tela de proteção da janela com uma faca”.

Pessoas próximas afirmam que Cezar estava lutando contra uma depressão. À polícia, os familiares confirmaram que ele estava tomando vários remédios.

É comum que, ainda hoje, a depressão não seja vista como uma doença, o que pode ter consequências graves. Os preconceitos e estigmas que costumam ser relacionados a transtornos psicológicos podem resultar, entre outros problemas, em tratamentos mal realizados (quando realizados). Um dos motivos dessa má interpretação é que, muitas vezes, o problema é confundido com tristeza ou preocupações passageiras. O Extra vai falar mais sobre este assunto, futuramente.

Fica o nosso pesar e também nossos mais sinceros sentimentos à família, aos amigos e à toda sociedade guarapuavana.

Em entrevista ao Extra Guarapuava, há poucos dias, Cezar disse da sua alegria pela votação expressiva de sua esposa Cristina, eleita deputada estadual. Essa votação expressiva em Guarapuava e em diversas cidades do Paraná é fruto do belo trabalho que vem sendo executado pelo Cesar Filho, e pela pessoa que é a Cristina, como esposa, mãe, avó, na sua humildade e sem medo de novos desafios. Obrigado a todos que de alguma forma contribuíram por mais esse sucesso em novas vidas, disse ele. Na festa da vitória, que comemorou a eleição de Cristina, Cezar pai estava bastante emocionado.

 

Uma imagem para guardar na memória (Foto: Anderson Zacalusni)

 

TRAJETÓRIA

Silvestri era formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1977. No ano seguinte, integrou os quadros de engenheiros do Departamento de Estadas de Rodagem do Paraná (DER-PR), do qual chegou a ser chefe do escritório regional de Guarapuava.

Ingressou na vida pública em 1988, quando foi eleito vice-prefeito de Guarapuava. Foi eleito três vezes consecutivas (em 1990, 1994 e 1998) deputado estadual do Paraná. Na Assembleia Legislativa do Estado, presidiu as comissões de Orçamento; e de Obras Públicas, Transporte e Comunicações.

Em 2002, Silvestri foi eleito deputado federal pelo Paraná, cargo para o qual foi reeleito nas duas eleições seguintes (de 2006 e 2010). Na Câmara Federal, chegou a ser apontado como um dos cem parlamentares mais influentes do Congresso, pelo Departamento Intersindical de Análise Parlamentar (Diap).

Silvestri voltou ao Paraná em 2011, onde assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), na gestão de Richa. Em 2013, passou a ser secretário de Governo e, em seguida, secretário-chefe da Casa Civil. Em 2015, foi indicado à presidência da Agepar, último cargo público que ocupou.

Cezar também foi um dos responsáveis pela articulação do credenciamento dos serviços de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do Hospital São Vicente de Paulo junto ao SUS, em Guarapuava, beneficiando cerca de 500 mil pessoas. (com informações do Portal RSN)

Através de uma política de união, com apoio e importante participação de Silvestri, Guarapuava e sua população finalmente se viram beneficiadas através de emendas parlamentares e destinação de recursos (Foto: Arquivo/Reprodução)

 

Durante o mandato de Silvestri, o hospital também foi beneficiado com o início do projeto de implantação do Hospital do Câncer, articulado por Cesar. Atualmente, o projeto está em fase de viabilização de recursos, com total apoio da deputada estadual Cristina Silvestri, e do filho. Cezar garantiu R$ 6 milhões em recursos de suas emendas para setor de oncologia do hospital.