Educação  

Aulas de Robótica estimulam o raciocínio lógico e criatividade de crianças da rede municipal de ensino

Foto: assessoria

Como atividade extracurricular, a Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava oferece aulas de robótica. Os estudantes da rede municipal de ensino aprendem ciências, matemática, física e engenharia usando o raciocínio lógico e criatividade, em aulas dinâmicas e interativas. O prefeito Cesar Silvestri Filho destacou que as aulas estimulam as habilidades e o trabalho em equipe. “Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento educacional através raciocínio lógico e competências para a inovação para que estejam preparados para o futuro. Neste laboratório, vocês serão capazes de criar soluções inovadoras, então aproveitem cada momento das aulas”, disse o prefeito na aula inaugural do primeiro semestre de 2018, na escola Municipal Antônio Lustosa.

Por semestre, no contraturno escolar, são atendidas 300 crianças, do 4º e 5º ano, das escolas municipais da cidade e dos distritos. As aulas teóricas e práticas acontecem todos os dias, sendo uma vez por semana para cada turma. Os instrutores são profissionais da área de engenharia. “As aulas ajudam em outras disciplinas, como ciências, matemática e física; e as crianças e adolescentes aprendem brincando”, afirmou o professor Lucas Virmond. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, as aulas de robótica acontecem na Escola Antônio Lustosa, porém todos os alunos da rede municipal podem participar das aulas.

O aluno do 5º ano Luiz Carlos Martins Passos, 10 anos, está empolgado com as aulas sobre robótica. “Eu estou aprendendo a construir e programar um robô. Está sendo muito legal. Estou realizando um sonho”, contou. No final do semestre, Luiz Carlos e os demais participantes vão receber certificado de participação nas aulas de robótica.