Acadêmicos de Agronomia vão realizar projetos em propriedades rurais

Produtores interessados devem fazer a inscrição até o dia 22 de setembro, no Sindicato Rural de Guarapuava

Os acadêmicos da disciplina de Forragicultura do Curso de Agronomia da Unicentro pretendem realizar, entre final de setembro e início de dezembro, uma atividade acadêmica que promete ser interessante tanto para eles quanto para produtores rurais: divididos em grupos, os estudantes querem elaborar projetos de melhoramento pecuário em propriedades rurais reais. O foco é propor um planejamento alimentar para os plantéis (forragem, silagem e/ou ração), visando superar gargalos e/ou elevar produtividade.

Responsável pela disciplina, o professor doutor Sebastião Brasil explicou que elaborar projetos para alavancar a pecuária, partindo de casos reais, é um trabalho que levará os futuros agrônomos a campo, colocando-os em contato com produtores e face a face com a realidade que encontrarão em suas vidas profissionais. De acordo com o professor, a proposta precisa do apoio dos próprios produtores rurais, abrindo suas portas para a atividade. A participação é gratuita e podem ser analisadas fazendas voltadas às mais diversas formas de pecuária: Do gado de corte ao de leite, passando pela ovinocultura e até a criação de cavalos, detalhou. Além disso,  ao final do trabalho, cada grupo de estudantes entregará ao produtor visitado o seu projeto – um diagnóstico do que precisará ser feito para melhorar a produção.

Segundo o professor, para que os alunos tenham tempo de realizar os projetos, é preciso encontrar, até o próximo dia 22 de setembro, cinco propriedades de Guarapuava e região dispostas a participar. Portanto, os agropecuaristas interessados devem dirigir-se ao Sindicato Rural de Guarapuava, entidade que está apoiando a ideia.