Economia  

Empresas guarapuavanas são certificadas com Selo Ouro do Comércio

Fotos. Assessoria

Nesta edição quatro lojas conseguiram o Selo Ouro: Tevah Moda Masculina, Babysol One Store, Kuka Maluka e Markaz Decorações

O programa Varejo Mais tem duração de dois anos. Durante este período as empresas inscritas participam de cursos, treinamentos e consultorias especializadas. Cada empreendimento é avaliado com pontuações que variam entre 35 e 100 pontos de acordo com os parâmetros do MEG (Modelo de Excelência em Gestão) e do DLS (Diagnóstico de Loja Sebrae). Ao final do programa, cada empresa recebe o diagnóstico sobre seu desempenho de gestão, que é classificado, de acordo com a pontuação alcançada, com os Selos de Referência do Comércio nas categorias Ouro, Prata ou Bronze.

O Selo de Referência do Comércio faz parte do programa Varejo Mais organizado pelo Sebrae e a Fecomércio Paraná.

Entre 2016 e 2017, 27 empresas guarapuavanas começaram o programa Varejo Mais. Destas, 16 continuaram as atividades e sete alcançaram a pontuação para obter o Selo do Comércio. No total, quatro lojas guarapuavanas conseguiram o Selo Ouro: Babysol One Store, Kuka Maluka, Markaz Decorações e Tevah Moda Masculina.

Para conquistar o Selo Ouro, as empresas atingiram mais de 80 pontos na avaliação do MEG e mais de 80% do DSL, o que resultou em um parecer considerado “ótimo”. No final de 2017, foram entregues os Selos para os empresários do Paraná que atingiram as pontuações adequadas. As quatro lojas guarapuavanas despontaram entre as 54 empresas paranaenses certificadas com o Selo Ouro.

LOJAS SELO OURO DE GUARAPUAVA

A empresa Markaz Decorações atua há quase cinco anos na cidade no ramo de produtos personalizados para decoração de interiores.  Conforme a sócia-proprietária, Carina Aparecida da Cunha Kazahaya, a empresa participou das atividades do programa quase todos os meses durante estes dois anos de formação e avaliação.  “Nós tivemos vários módulos, como por exemplo: finanças, vitrine, RH, layout, mídias sociais. Então, praticamente todo mês tivemos atividades em formato de cursos, treinamentos e consultorias especializadas no nosso espaço para tirar dúvidas. Tudo isso foi muito bacana”, avalia.

Outra loja guarapuavana avaliada com o Selo Ouro é a Tevah Moda Masculina. A empresa, atuante na cidade há oito anos, trabalha com roupas masculinas (principalmente a linha social) para uma faixa etária a partir dos 16 anos de idade. Além disso, a loja dispõe de consultoria de moda para o público masculino. Para a sócia-proprietária da Tevah, Lara Cerize Mena Sganzerla, o maior aprendizado do curso refere-se ao aprimoramento dos processos de organização da empresa que resulta na diminuição do retrabalho. “Hoje, por exemplo, eu sou a presidente do Conselho Empresarial da Mulher Executiva e jamais conseguiria ocupar essa função se não tivesse organização na Tevah. Antes eu não tinha tempo para ir às reuniões do Núcleo, porque eu tinha que estar na loja. É esse o principal resultado do programa: você poder sair, viajar, ter férias com a consciência tranquila que de que o mesmo trabalho estará sendo realizado na sua empresa, porque foi planejado um passo a passo para tudo e se algo sair da linha também tem o passo a passo de como resolver”, exemplifica.

Na foto os empresários, Mari Claudia Seguro e Peterson Luis Tosetto, da loja Kuka-Maluka

As outras duas empresas contempladas com o Selo Ouro são a Kuka Maluka e a Babysol One Store, ativas na cidade há 15 e nove anos, respectivamente. Ambas as lojas atuam no segmento de produtos infantis – enxovais, móveis, decoração, roupas, calçados, acessórios – em uma faixa etária que inicia com os recém-nascidos e se estende até o público infanto-juvenil.  Para a sócia-proprietária das duas lojas especializadas no público infantil, Mari Cláudia Seguro, o principal ponto positivo do programa é a contribuição para a criação de uma metodologia de trabalho nas empresas. Mas, mesmo com a certificação do Selo Ouro, a empresária acredita que de agora em diante as lojas carregam a responsabilidade de manter um padrão de excelência contínuo. “Receber o Selo Ouro pelo nosso trabalho nas duas lojas é

Na foto as empresárias da Markaz Decor, Simone Margoti, Ana Carolina e Carina Aparecida Cunha Kadahaya

bastante gratificante, mas também é uma responsabilidade muito grande. Porque nós temos que superar isso o tempo todo para renovar o selo, principalmente pensando no compromisso que criamos com nossos colaboradores e clientes”, afirmou.