Cidadania  

Vereador reivindica sala cirúrgica para o Canil Municipal

O pedido é uma iniciativa do vereador Aldonei Dognei, que tem como bandeira principal, os cuidados com os animais de rua

Conhecidos como os melhores amigos do homem, cachorros e gatinhos trazem alegria para muitos lares guarapuavanos, se tornando na maioria dos casos, integrantes da família. Mas nem todas as pessoas tem o mesmo olhar de amor e carinho quando se trata de cuidar dos bichinhos. Centenas de animais são abandonados todos os dias, na rua eles se reproduzem e geram uma matilha de animais espalhados, que passam fome, frio, sofrem maus tratos por adentrarem em algumas residências e lojas em busca de abrigo, fora o fato de atropelamentos entre outros maus acontecimentos.

Feirinha de Adoção
Feirinha de Adoção
Foto: Freed Meister

Devido a essa falta de assistência e cuidado com os animais abandonados, o vereador Dognei Aldonei (que já desenvolve há alguns anos, um trabalho de proteção aos bichinhos) buscou recursos em Curitiba, para obter uma sala cirúrgica que será implantada no Canil Municipal.

A iniciativa surgiu devido ao fato de ocorrerem inúmeros acidentes com animais, que são socorridos pela população, mas acabam morrendo, por não receberem atendimento adequado suficiente devido aos gastos particulares com veterinários. Para facilitar nas intermediações do pedido, Dognei, entrou em contato com a Deputada Estadual Cristina Silvestri, e pediu apoio.

“Estive em Curitiba na última semana, e pude conversar com a Deputada Cristina Silvestri. Logo já aproveitei esse contato, e solicitei uma emenda para podermos construir uma sala cirúrgica no Canil Municipal de Guarapuava. Esta é uma demanda que necessitamos há muito tempo, e agora com a ajuda da Deputada, que conhece a realidade da nossa cidade, e a atual situação do Canil, podemos conseguir ajudar muitos animais realizando processos cirúrgicos, inclusive as castrações dos nossos amigos peludos, dando a eles melhor qualidade de vida” relata o vereador.