Secretaria de Saúde orienta população sobre os sintomas da tuberculose

Na tarde desta segunda-feira (24), no Centro de Guarapuava, agentes comunitários distribuíram panfletos educativos e orientaram a população sobre o agendamento de exames preventivos. Com a ação, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde foi promover o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose e divulgar a semana educativa que acontecerá entre esta terça e sexta-feira (25 a 28). “A nossa intenção é orientar os cidadãos para que, conhecendo os sintomas, saibam procurar auxílio e, caso necessário, iniciar o tratamento, que é gratuito”, explicou a agente de saúde Eunice Terezinha Pires.

O exame que detecta a hanseníase pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). A pessoa não precisa estar em jejum. “Com esse material e as informações das agentes de saúde, a gente sabe mais sobre a doença. Sem saber, fica difícil diagnosticar e tratar”, avaliou o carpinteiro Paulo
Roberto Campos. Os sintomas da tuberculose são tosse com catarro por mais de 3 semanas, febre baixa no fim do dia, emagrecimento, perda de apetite, sudorese noturna, cansaço e dor no peito.

A semana educativa será realizada nas UBS's com atividades e palestras.