Verdades sobre o Câncer de Mama

 

O câncer de mama é responsável por cerca de 25% dos novos casos da doença entre mulheres todos os anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Só no Brasil, estima-se que neste ano, sejam diagnosticados quase 60 mil novos casos. “A principal mensagem para este público é sobre a necessidade de exames regulares. Quando a descoberta do tumor se dá logo no início, as chances de cura chegam a 90%”, afirma o mastologista Afonso Nazário (SP), do HCor – Hospital do Coração.

Apesar das campanhas mundiais como o Outubro Rosa, que ajudam a conscientizar as mulheres quanto aos riscos e a importância de exames de mamografia e ultrassonografia para detectar o câncer em uma fase precoce, ainda há muita dúvida sobre a doença, o que dificulta o diagnóstico e compromete a eficácia do tratamento.

É uma doença hereditária?

Parcialmente verdade. O câncer herdado é responsável por cerca de 10% dos casos. Mesmo que não haja histórico na família, a partir dos 40 anos é indicado que toda mulher faça o exame de rastreamento ao menos uma vez por ano.

Anticoncepcionais provocam câncer de mama?

Parcialmente verdade. Durante seu uso, as pílulas aumentam, discretamente o risco de câncer de mama. Por outro lado, os anticoncepcionais diminuem o risco do câncer do endométrio e do ovário.

Mulheres obesas são mais propensas ao câncer?

Verdade. E as chances aumentam na pós-menopausa. A relação ocorre devido a produção de alguns hormônios que causam um processo inflamatório crônico que aumentam as chances de desenvolver a doença.

Exercícios físicos ajudam a prevenir?

Verdade. Como medida preventiva, a orientação é que as mulheres pratiquem alguma atividade aeróbica, como caminhada, bicicleta, ou natação, por exemplo. Meia hora por dia já trás benefícios.

Tagged with:     , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA