O uso da tecnologia como mecanismo de aprendizagem para crianças e adolescentes

Falar sobre robótica é circular por um espaço vasto de informações e alta tecnologia, aliando  ideias super criativas capazes de transformar circuitos elétricos simples em máquinas extraordinárias.  Essa tecnologia que ganhou maior notabilidade com a revolução industrial – quando as máquinas passaram a desempenhar atividades em fábricas –  causa o fascínio de muita gente. Criar sistemas capazes de realizar tarefas que seriam difíceis para seres humanos, como os robôs que descem em crateras vulcânicas para medir temperaturas, é o trabalho de muitas pessoas que passam anos desenvolvendo pesquisas e projetos relacionados ao assunto.

Mas fora dos grandes centros de pesquisa, e mais próximo de todos, estão os espaços escolares no qual jovens e adolescentes podem conviver rotineiramente com experimentos e projetos ao alcance das mãos.

Em Guarapuava, uma escola de robótica ensina a crianças e adolescentes como conviver em um mundo tecnológico e ter maior aproveitamento de todas as informações  sobre esse mundo fascinante dos robôs. Em um ambiente lúdico preparado para explorar a imaginação, os estudantes aprendem  com  ferramentas modernas os princípios básicos da robótica até chegarem  a desenvolverem os protótipos de robôs e aeromodelos.

Para o Engenheiro Mecatrônico e proprietário da escola de robótica, Lucas Virmond Ribeiro, é importante ter consciência sobre as mudanças tecnológicas que ocorrem a todo o momento e mais ainda é saber trabalhar com essas novas estruturas. “ A robótica hoje é um movimento muito grande no mundo inteiro. A gente está caminhando para a quarta revolução industrial onde vão existir indústrias e fábricas que são completamente autônomas . Só pessoas com alta qualificação vão ter acesso a essas indústrias e empresas. Muita gente acha que os robôs vão ocupar o lugar do humano, na verdade vai ocupar o lugar dos humanos que não tem experiência e não dominam os conteúdos de nível tecnológico”.

Utilizar a tecnologia pode ser um instrumento positivo no fortalecimento cognitivo da criança, explorar a curiosidade e os níveis de capacidade criativa são ótimas saídas para aprender brincando.  O engenheiro explica que a  tecnologia, se usada de maneira correta, auxilia na aprendizagem de temas recorrentes na escola e que podem se tornar mais interessante para a criança. “ A robótica possibilita a aprendizagem de várias coisas, entre elas, o português, a matemática, física, ciências e claro, imagina com dez anos você poder falar sobre engenharia. É um diferencial muito grande.  A robótica educacional trabalha com várias habilidades e aptidões , como o desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, o trabalho cooperativo”.

“Um dos conhecimentos mais valiosos é saber programar. Programar é basicamente, você saber falar a língua das máquinas, um profissional que consegue fazer isso, tem um diferencial muito grande”, diz Ribeiro

 

Tagged with:     , , ,

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA