Coluna Tanaka

RICHA e RIXA
Realmente a semana que passou foi negra para o governador do Paraná, Beto Richa, após as "rixas-brigas-violências, imposições" que ocorreram no Estado em virtude das manifestações (justas) dos professores paranaenses, contrários a aprovação da Lei/Previdência em desfavor deles. Milhares de professores de todo o Paraná foram ao Centro Cívico em Curitiba e, pasmem, foram agredidos a mando do grande chefe. Essa é a verdade. Os policiais cumpriram as determinações que vieram de cima, que causaram tristes episódios nunca visto antes (tem aquele da década de 80, dos tempos do ex-governador Álvaro Dias, mas o de agora foi maior, com mais de 200 sendo agredidos, inclusive alguns guarapuavanos) em desrespeito à democracia, com tanta violência aos manifestantes. Dizem, mas não concordamos, toda a" guerra manifestada", foi uma jogada indireta da oposição tentando acabar com o atual governo. Depois dos acontecimentos que deram ao Beto uma baixa – índice –  em sua popularidade, será que o seu grupo ganhará a próxima eleição? E os deputados guarapuavanos votaram a favor ou contra os docentes nessa história toda?

VERDADE
Difícil falar, pior é engolir tudo o que aconteceu no Centro Cívico na última semana em desfavor dos docentes. Somos contrários a tanta violência. Prova é que, alguns policiais que descumpriram as ordens do Richa, vão deixar a instituição. Uma pena dura. Os nossos estudantes, depois de tudo isso, com greves e greves, como ficam? E não se discutia ou reivindicava aumento de salários de professores e sim a nova lei da previdência. Bagunça generalizada nesse País, não somente no Paraná, com essas manifestações. Caminhoneiros então, continuam revoltados com a nossa Presidenta e vem coisas desagradáveis por aí. Psiu! Temos guarapuavanos mudando de domicílio. Sei de alguns que foram para a Alemanha, Portugal, Estados Unidos e até para a Venezuela.

TEM MAIS
Virão novas greves e a nível de Guarapuava, é o que comentam. Dizem que tem algo estranho até na Sur e o MP está de olho; irregularidades ali e as investigações estão a um fio. O colunista Tanaka está ligado em tudo para divulgar. O prefeito César Filho tenta seguir com a sua administração de forma transparente, contando com o bom trabalho de seus secretários. Infelizmente temos ouvido na Imprensa local algumas críticas a médica/Secretária Social. Vamos apurar a veracidade.

POLÍTICA
Falando de política e ano que vem teremos eleições para prefeito e vereadores, em Guarapuava a "cobra vai fumar" certamente e desde agora o eleitor dá palpites, projeta o novo prefeito e pede por renovações urgentes no executivo e legislativo. Por exemplo, na Mercearia e Açougue da Senhora Líbera no Bairro Bonsucesso, considerado um ótimo "PONTO DE ENCONTRO" de clientes comentaristas de política, de esportes, contadores de causos, piadistas etc… o papo rola a solta e todos estão decepcionados com alguns de nossos governantes, englobando País, Estados e Municípios.  Evidente que há tantos pontos de encontros na cidade como os Cafés da rua 15; Senadinho; bares e lanchonetes ao lado das Universidades; Restaurante da Marcia Lechinski no Batel e outros locais apropriados a tecer comentários de política em especial, de uma forma bem amistosa, em tom de brincadeiras, mas com um fundo de verdade. São os anônimos, leigos mas eleitores, que os candidatos precisarão de seus votos em 2016.

PRIMAVERA
Em meio a tantos assuntos negativos na cidade, devemos dar os parabéns a administração municipal, a qual deixou uma "joia" o Parque das Araucárias ali defronte à BR 277, embora continua fechado o elefante branco (Portal do Turista) instalado ainda nos tempos do ex prefeito Fernando Carli. Detalhe: o parque é bonito, bem visitado, mas ao lado, na rua que vai dar de encontro ao futuro Hospital Regional e Universidade Federal respectivamente, alguns moradores estão acostumados a jogar lixo e entulhos nas calçadas dos pedestres. Um desrespeito imperdoável, concordam? Falta de zelo e principalmente de educação. A prefeitura (com seus guardiões) que fique de olho. Cidade limpa não faz mal a ninguém, principalmente aos nossos visitantes, ainda mais sendo uma das "entradas" da cidade, para quem vem de Curitiba.

ALEX
Bola cheia para o professor de educação física Alexandre Danziatto, que se notabilizou com o voleybol, também ligado a natação. É o Alex da secretaria de esportes, pessoa que há anos vive em Guarapuava, com ideias boas (tecnicamente falando pois ELE não é político) mas que acredita em atletas-revelações em todas as modalidades. Focado, como está também a coordenadora da natação/iniciante ali nas piscinas do bairro Santa Cruz e os projetos da modalidade já implantados. Me contaram que a administração municipal (leia-se César Filho, o secretário de esportes Celso Góes e equipe) olham com carinho para as modalidades diversas, não somente o futebol de campo e salão. E mais: viva o CAD no futsal brasileiro. Perguntamos: essa agremiação tem recebido todo o apoio do Paço? Já o Batel amigos, parece, vai nadar, nadar e morrer na praia no campeonato paranaense de 2015. Quem sabe em 2016 tudo será diferente.

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA