Coluna do Tanaka

PETROBRÁS
Desde a década de 80 a Petrobrás não sabia o que era prejuízo. Saiu um levantamento agora e a multinacional teve um prejuízo de 21 bilhões de reais, fruto de roubalheiras e grandes desvios, fato de conhecimento público. E diante das confissões espontâneas dos denunciados, muitos foram condenados mas com penas bem suaves, entendemos assim. O Juiz de Direito Sergio Moro fez a sua parte, mesmo pressionado por políticos e empresários, demonstrando muita firmeza e aplicando somente a lei brasileira. 

UNICENTRO
Além de muitas universidades estaduais do Paraná insatisfeitas com o Governo (professores), a nossa Unicentro deverá aderir a paralisação. As promessas não são cumpridas e os "braços cruzados" dos mestres deve ser o melhor caminho. Infelizmente os prejudicados são os alunos. Mas estes sabem que o professor não vê valorizado o seu trabalho. E o governador sabe disso?

VEREADOR
Nessa semana poucos amigos ligaram para o colunista Tanaka apontando nomes de pessoas de Guarapuava como futuros vereadores, com as eleições se avizinhando. Lembramos que alguns citaram e pediram a volta de um veterano na política. É ele, o advogado e ex-chefe da Ciretran, Dorival Angelucci. Quando de suas passagens pela Câmara Municipal, teve o seu trabalho reconhecido. Se reelegeu é porque foi bem até na presidência da casa. Depois do Legislativo e Detran, o Angelucci somente se dedicou a advocacia sendo considerado um bom profissional. Por outro lado a sua esposa Almira que já foi vereadora, comentam, está "quietinha" no seu canto e não deseja voltar a política. Curte os netos. Ao contrário: tem outras mulheres em Guarapuava que o povo deseja vê-las na política, pelo potencial que elas têm. Citamos 3 –  Marli Rosa da Rádio Cultura, bacharel Mônica Cordova e Rita Felchak. Para prefeita, que tal a Maria José? Ou o povo quer a Eva?

ARAUPEL
Muita gente está se deslocando até a Agência do Trabalhador de Guarapuava em busca de empregos. Hoje o mais "sonhado" é o da Araupel que chegou para valer; teve anunciado benefícios fiscais da Prefeitura,  aí o Prefeito Cesar Filho deu uma tacada certa, convenhamos e prometeu a inauguração da fábrica, que gerará muitos empregos, para dezembro próximo, aniversário da cidade. Levem o curriculun na AT e boa sorte. A nova empresa/madeireira está localizada na saída para Pitanga, após os "guardas do trânsito".

BATEL
Que pena amigos, o Batel nos decepcionou até agora no paranaense da 2ª divisão e parece que não terá forças para voltar a elite do futebol do Estado em 2016. Me contaram que o time em campo até que se esforçou, mas novamente, a falta de dinheiro (estrutura) foi o grande motivo de fazer uma campanha fraca. Por outro lado, o CAD mesmo com dificuldades financeiras, mas com um grande elenco nos campeonatos que disputa (paranaense/ouro e brasileiro) está arrebentando e o nome de jogador mais comentado aonde você vai é o de ANDRÉ MALUKO. Um tanque e fazedor de gols.

FASE
Como no futebol, o jogador ora é craque e faz gols de letra, ora erra o chute e cai. Isso se vê também na política. Guarapuava não é um paraíso, uma maravilha da natureza, há falta de empregos e tem muita gente "quase" que passando até fome, infelizmente. Mas vocês notaram que aquelas duras criticas, exemplo, ao prefeito Cesar Filho, tem diminuído? Temos notado isso. Sinal que o "acorda Guarapuava" está tendo o efeito desejado. A rapaziada (pessoal de elite do Paço) está procurando administrar bem as suas secretarias, melhor ainda os tributos, aplicando-os no local certo; os funcionários são tratados com dignidade; esperam sim, um aumentinho nos seus salários; mesmo assim os munícipes estão acreditando no alcaide. Lembram da música do cantor Peninha: SONHOS.

CRISTINA
Até a nossa deputada estadual Cristina Silvestri, engatinhando na política, e olha que é bem assessorada, principalmente pelo marido e filho respectivamente, dizem que começou a "trabalhar bem" na Assembléia Legislativa do Paraná. Que bom. Me contaram que a mãe do prefeito tem apresentado bons projetos, olhando com muito carinho para a classe feminina e está seguindo com os passos firmes em prol da felicidade do povo em geral. Parabéns. Atuantes também estão os seus colegas guarapuavanos, Artagão Junior e Bernardo Carli. A união faz a força.

MAS
Em 2016 esse pessoal todo – Cristina, Bê e Mattos Leão – volta a Guarapuava com um novo olhar e buscas. Em especial, a tomada da prefeitura. Certamente o trio ou alguém de suas famílias será candidato a prefeito. Além deles, vem aí o médico Antenor do PT; o professor da Unicentro Beto Gomes; o empresário Agner; quem sabe o Ticão Kuster e o Odacir da Repinho; ou o empresário Eliseu Silva. Amigos, tudo gira em torno de especulações que se ouve nos Cafés gostosos da rua 15 e no querido Senadinho do Pérola do Oeste.

CAMINHONEIROS
Parados em grande parte do Brasil, no Sul do País então, aguardando do governo, melhorias e melhorias prometidas e parte não cumpridas. O Tanaka é a favor da paralisação geral da nobre classe e a querida DIDI (o pessoal já apelidou a nossa presidente) precisa urgentemente dar mais atenção aos motoristas, lhes dando o que é de direito, valorizando-os e atendendo as suas reivindicações. Caso contrário o BRASIL PARA mesmo.

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA