Coluna do Tanaka

MILITARES

O sargento Nilson Mauricio e demais soldados do 16o BPM lotados no Pinhão, receberam nesta semana, via certificado, uma moção de congratulações, numa homenagem da Câmara Municipal daquele município, reconhecendo o bom trabalho dos militares na comunidade pinhãoense. O colunista reitera as homenagens. Para quem não sabe, o sargento é filho do amigo Jair Ramos.

PARABÉNS

Ao prefeito de Guarapuava que esteve em Brasília nesta semana tratando de diversos assuntos junto ao Ministério da Saúde visando conseguir (e conseguiu) a filantropia ao Hospital Santa Tereza, que não estava muito bem financeiramente, com ameaças de paralisações de alguns funcionários. Com essa conquista e a "força" de César Filho, o tradicional hospital, que sempre teve na direção o ex-vereador Alcebíades Gugus e uma equipe muito dinâmica, vai ter uma vida melhor.

Torcemos, pois, a exemplo do Hospital São Vicente, o complexo atende muita gente. Além de tudo tem um corpo médico do mais alto gabarito. Funcionários então, dedicados, enaltecendo a Mariângela Esteche, simpatia de pessoa, de competência ímpar.

CONTRA

Em contra-partida NÃO damos parabéns ao prefeito C. Filho, pelo descaso (isso já vem dos tempos do Fernando Carli) do ocioso Portal do Turista ali na BR 277 em frente ao bonito Parque das Araucárias. Aliás, no final de semana e o Tanaka viu, um grupo de pessoas de um ônibus (imaginamos de turistas) parou em frente ao dito "elefante branco e fechado há tempos" pensando que ali teria produtos a venda (como prometido) e até um cafezinho para tomar.

Que nada. Naquele local esmo, tem salas fechadas, ninguém diz nada e o bonito prédio está fechadinho da silva. Descaso é apelido. Mexam-se senhores da Prefeitura e através do porta voz digam algo a população. Se justifiquem no mínimo. Os turistas atravessaram a 277 e foram lanchar no Restaurante Guairacá II.

BRASÍLIA

Na ida a Brasília, o Prefeito Cesar Filho deu uma chegada no Ministério das Cidades gestionando sobre a conclusão das casas do Núcleo Residencial 2000, mal acabadas e entregue às moscas. Sempre falamos aqui no Extra sobre o também descaso do 2000. Parece que, de positivo e animador veio a notícia que nova licitação será "dirigida" pela Caixa Econômica e Cohapar e parece-nos que as obras serão concluídas logo logo. Está passando da hora amigos. Aquele povo bom do Núcleo não merece tal abandono dos imóveis. 

GRAÇAS

Um passarinho pousou na cabeça do colunista Tanaka dizendo: A brilhante advogada Maria da Graças Foss Carvalho não é candidata a nada em 2016, muito menos a vereadora, como fora divulgado aqui na coluna. Nos informaram que a jurídica vai de vento em popa na sua profissão e de política quer distância. Mas o povo a quer na Câmara Municipal de Guarapuava, analisando a sua postura e competência. Certo? Fica em aberto a possibilidade da doutora MGFC voltar atrás e sair candidata ao Legislativo.

MAIS

A pedido de leitores, citamos mais alguns guarapuavanos dispostos a encarar uma eleição para vereador em 2016. Vão anotando gente: Valmor Garcia da Tarobá, Guaraci Ribas amigo do Bóris; quem sabe alguém da Sanepar, exceto o Chefe João Edson Lima; me falaram do Tonico de Oliveira da Rádio Cultura e do sertanejo Joacir Rolin da Cacique; quem sabe o Ivo da Loja Líder; os radialistas Jorge Nunes e Magrão; o Zé Gaiola ex-craque de bola dos idos de 70; os empresários Querubin e Caio Rocha; Joãozinho das Muletas, Sérgio Firmam do futsal entre outros. 

CALMARIA

Depois de um domingo tumultuado no Brasil da Dilma, com manifestações e alguns quebra-quebras, objetivando a saída dela, não há calmaria e o povo está agitado (reclamando muito) e com razão. Os desmandos nesse País viraram piada e as CPI's podem virar pizzas, como de costume. A verdade nua e crua: o brasileiro não acredita em políticos, embora a minoria tente segurar a barra.

Em Guarapuava também não é diferente. Vejam só o que ocorreu semana passada na Câmara Municipal, com aquelas ameaças e confusões dos vereadores Jabur e Napoleão. Que coisa feia. De bom foi a chegada do novo edil, o Gilson da Ambulância substituindo o Edony Kluber que foi trabalhar ao ladinho do prefeito.

 SAUDADES

Do então funcionário – de gabinete – de confiança do ex-prefeito Fernando Carli, o mineiro simpático Cizinho, mestre do atletismo nas horas de folga. Com aquele jeito mineiro, o sessentão procurava resolver os problemas dos munícipes.

Pelo menos não se escondia atrás das portas como já ocorreu em administrações anteriores. Conheço de vista esse senhor que reside naquela mansão na Lagoa das Lágrimas. Gente boa e competente, dizem. Quem sabe ele volta em 2017 junto com o Nando?

 

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA