Coluna do Tanaka – Edição 46

ARTAGÃO
Se vingar a notícia que circulou na última semana com relação ao possível VICE do Beto Richa ao governo do Estado, nas eleições de 2014, dando como um dos indicados ou lembrados do PMDB – deputado estadual Artagão de Matos Leão Junior, para os guarapuavanos seria uma boa nova e olha, que o irmão do Leonardo tem tudo para corresponder a expectativa, pois trata-se de um político experiente. Existindo a possibilidade de alguns pmd-bistas jogarem no time da "situação", Guarapuava ganharia com isso acredito, embora eu continue achando que nessa hora vale tudo infelizmente. As pessoas até esquecem mesmo da tal fidelidade partidária.

JULIO
Outra de política: o empresário Julio Agner ex-PTB ora no PHS poderá ser um nome forte este ano como candidato a deputado federal por Guarapuava e região. Num passado não muito distante, Agner quase chegou lá, a nível local. Muita gente queria ele como prefeito desta cidade. Inexperiente talvez, à época, não foi além do entusiasmo de seus amigos. Quem sabe a hora do Julio é agora. Em Brasília, uma pessoa de visão, séria, sem vícios na política como ele, seria a grande "tacada". A exemplo do Artagão, vou torcer pelo seu sucesso, embora somos eleitor de carteirinha do médico Antenor Gomes de Lima (PT), o qual, dá a impressão que ainda não "se tocou que tem tudo para morar em Curitiba ou Brasília" de 2015 a 2018, é claro como deputado e bem votado. Outro novato na política de Guarapuava que está sendo sondado é o cartorário Bepe Vitorassi. 

FRENTES
Temos atualmente duas frentes de trabalho a todo vapor em Guarapuava: a construção, leia-se terraplanagem (timidamente ainda) do Shopping Garden no Bairro Morro Alto ao lado da Globo/RPC e um canteiro de obras na saída para Pitanga. O conceito do Prefeito Cesar Silvestri Filho em 2014, como dito em edições anteriores aumentou, e o "piá" da Cristina ri feliz da vida. Aliás, toda a equipe da prefeitura, para desespero dos opositores, comemora. Em compensação (e é um mal nacional) temos falhas na saúde, mesmo com a inauguração do UPA e outras. Os investimentos nessa área na maioria das cidades brasileiras, são desviados e o povo paga e padece com isso. Nem tudo é perfeito. Com o petista Antenor, no Paço, e ele sendo médico e amigo da presidenta Dilma, será que tudo não estaria melhor a essas alturas? Pensem.

DIFUSORA
Ouvindo o programa de esportes da Rádio Difusora ao meio dia de quinta-feira última, comandado pelo "sessentão" J. Carlos, a sugestão dele aos vereadores locais, para "dar o nome de uma rua de Guarapuava" ao finado Edgar Lippmann, é totalmente válida, pois (mesmo eu não sendo guarapuavano) ouvi falar que o popular Charuto foi uma pessoa que sempre colaborou com entidades, clubes, foi despachante, radialista e vereador.

APOSTA
Os guarapuavanos apostam que vem aí uma baita NEVE a exemplo do ano passado. O frio chegou nos últimos dias e as lojas comemoram as vendas de roupas quentes. Portanto, aquecido está o comércio varejista. Se tivéssemos mais indústrias gerando empregos em Guarapuava, a comemoração seria mais intensa. Mesmo o chefe do executivo rindo a toa, estamos atrasados em muitas coisas. Viver somente de limpezas, pinturas em ruas e reposições de mudas de flores, não é o que a população deseja. Evidente que com as "novas frentes de trabalho aportando", torcemos por mudanças abrangentes e céleres em todos os setores. Se não fosse o forte empresário da Repinho, hein amigos?

QUARTEL
Alguém poderia informar ao colunista Tanaka o porquê das áreas urbanas (ociosas) do 26º GAC, próximas dos Bairros Bonsucesso e Santana, não foram permutadas (se é possível) com a União, com a expectativa da cidade aumentar nessas regiões, com construções de casas e investimentos do comércio? –  Quem sabe o deputado federal Cesar Silvestri (em final de carreira política) poderia responder. Dizem que o Cesar sai da vida pública com o dever cumprido, embora não sendo levado ao cargo de prefeito de sua cidade.

BOSCO
O ex-vereador João Bosco Pires que está colaborando e bem com o prefeito Cesar Filho na administração da cidade (é o comentário), bem que poderia ser candidato a deputado federal este ano. Não conheço esse jovem senhor, mas dizem que certa vez  ele se lançou candidato e até que fez "sagrados e valorosos votos", mas infelizmente não se elegeu. Com a sua vasta experiência política, certamente vai ajudar a Cristina Silvestri nas eleições que vem aí.

Abraços, com frio.

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA