Coluna do Tanaka Ed. 47

VIVIANE
Não estranhamos a exoneração da Viviane Ribas do cargo de Chefe ou Assessora do Departamento de Eventos do Paço Municipal, retornando a coordenação de uma campanha política pelo PPS, partido da qual é filiada há tempos, e ainda, mesmo sendo mulher, lidera tal. Tem carisma na sigla e a sua passagem pelo "… eventos" passou despercebido, não acham? Como não tivemos muitos eventos marcantes, ninguém notou a presença ou ausência da Ribas. Na coordenação da pré-candidata a deputada estadual Cristina Silvestri, mãe do prefeito, ela será decisiva. A Vivi sabe conduzir uma campanha eleitoral como ninguém. Esperávamos mais dela na Prefeitura, tipo, detentora de uma secretaria. A gelaram. Na eventos? Cargo inexpressivo pelo potencial da moça.

RICHA
Para quem pensava que o governador Beto Richa estava com um baixo índice de aprovação e perderia a eleição de outubro, parece, parece e parece, que a "coisa" está mudando. Com a ida de muitos PMD-bistas (o deputado guarapuavano Artagão Junior ta nessa) para jogar no time do atual comandante, a briga será boa entre Gleisi e Requião, embora num possível 2º turno, a ex-ministra e o senador (juntos) ficariam fortes demais. Mas a atual máquina administrativa ta "potente, organizada, lubrificada" etc…) e no caso (levando-se em conta as ocorrências do passado), o Betão leva essa, é o que dizem. Mas na hora "H" quem decide é o povo, e aí "morre o perigo". Sou mais POVO e acredito também que o Dr. Antenor (PT) será um dos eleitos a deputado federal, embora o empresário Julio Agner está caindo como uma luva nessa árdua luta política de 2014 e também poderá morar em Brasília.

INELEGÍVEIS
Tristeza ou alegria entre os guarapuavanos logo souberam que os ex-prefeitos Fernando Carli e Vitor Hugo Burko estão inelegíveis por um período e não tem condições de saírem candidatos em 2014.
Quando comete-se erros no passado, demora, mas a justiça os julga e penaliza. Foi o que aconteceu com Carli e Burko. E os eleitores DELES, atualmente, ficariam com quem na eleição que se avizinha?
Vão de Silvestri, de Vitorassi, de Agner, de Leão, de Antenor ou de Bernardo? Será um pula-pula como de costume. Vale o poder e alguns benefícios. Sigla? que piada. Conhecemos duas pessoas fiéis a "siglas" em Guarapuava: Jair Ramos (DEM) e Nivaldo Kruger (PMDB).

FM-MULHERES
Embora eu goste mais de TV, nas manhãs e tardes guarapuavanas, temos ouvido Rádios-FM locais e as apresentadoras Marli Rosa e Mônica Córdova (futura advogada) se destacam. A primeira na Rádio Cultura, com aquele charme e experiência de corintiana e a segunda na Rádio T, "matando a pau na audiência". Temos outras mulheres de voz bonita na cidade e com uma desenvoltura comprovadíssima. Na TV, a Kátia Santos (de saída da Cidade) e a Vanessa Limberger, sabem conduzir um programa de variedades, não esquecendo do "potencial e da voz marcante" da simpática Marinez Guiné. Das citadas, dizem, duas sairão candidatas a vereadora na próxima eleição em Guarapuava. Esperem pra ver.

BATEL
Aconteceu um arbitral na Federação Paranaense de Futebol no último dia 3, confirmando-se a participação de sete equipes no campeonato paranaense de futebol/profissional (3ª divisão) a partir do dia 31 de agosto de 2014. Entre eles aparece o nosso querido Batel e ainda as equipes do Andraus, Cascavel, Campo Mourão, Grecal, Pato Branco e Portuguesa de Londrina. Será que o poder público local vai ajudar o time do Batel? O novo grupo gestor batelino está organizado e com aquele "pique" para comandar o profissionalismo na cidade-coração?  Vamos acreditar que em 2015 o rubro negro da família Gelinski subirá para a segunda divisão. Está mais do que na hora. Sugestão do Tanaka: que a Prefeitura do Cesar Filho coloque luminárias no Estádio Waldomiro Gelinski, já estaria de bom tamanho. Já imaginaram jogos noturnos? Façam parcerias gente.

ARAUPEL
A Araupel está chegando com força total em Guarapuava num investimento de 120 milhões de reais. Do ramo madeireiro, dita empresa fará parte do "progresso desta cidade" sem dúvidas, gerando muitos empregos. O local da obra que já se iniciou é no Parque Industrial, saída para Pitanga, ao lado da forte Repinho.

SAÚDE
A saúde-brasileira, englobando o País é claro e automaticamente respingando sobre Guarapuava, comentam, está um caos. Ruim para o povo doente, pois há falta de remédios e os atendimentos são meia-boca.
Não se falando que se aplicou nos últimos anos um orçamento menor nessa área. Os médicos cubanos estão aí, mas muitos já estão de volta a origem, pois "monetariamente" o País deles é que se beneficia. O povo comenta tudo. Evidente que tem setores na saúde show de bola. Exemplo: o atendimento vip do pessoal da Clínica da Faculdade Guairacá do administrador Juarez Soares é espetacular.

Um abraço ao vereador Cleto Tamanini.

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA