Coluna do Tanaka edição nº 72

TURVO

A briga política no município de Turvo há 38 Km de Guarapuava esquenta e as essas alturas, dizem os turvenses, a chance da volta do prefeito Marcos Seguro é grande. O atual Nacir Bruger que tem uma boa assessoria e bons advogados, faz de tudo para levar a demanda para mais perto da eleição. A exemplo de Guarapuava imaginem o pleito de 2016. Mas o povo acredita ainda em política e políticos e principalmente na Justiça. Estou falando da nossa paranaense.

BOCA

Corre a boca pequena nos 4 cantos de Guarapuava (nem sabia que Guarapuava tem canto) que o prefeito Cesar Filho já está com a lista de alterações de parte de seu secretariado e vai ter mexe-mexe no time em 2015. Vocês não imaginam o que rola nos Cafés da cidade, em barzinhos próximo a Unicentro, Senadinho do Pérola, Lanchonete do Ney Badalo e no Paço Municipal, com relação a tais. Surgiu um nome para a Secretaria de Saúde que chega a surpreender. O ex-provedor do Hospital São Vicente Rui Primack, que segundo o blogueiro da Rede "S" Jair Ramos, é competente e, mesmo não sendo um médico, como administrador de hospital é show de bola e se derem a ele carta branca, vai sacudir o orgão, que a exemplo de Brasil está desacreditado. Até ouvi isso: A nossa saúde está doente, mais administrativamente do que patológica.

OUTROS

Além do Primakão, novos nomes podem aparecer na listinha do filho da Cristina, como, o advogado Marco Farah, Jacir Queiroz, o ex-fernandista Eliseu Silva, Dr. Koppe no esporte (ele foi fera nos tempos de Nivaldo Kruger mas tinha  ao lado o Professor Silvio Fráguas), Cris Esteche e a esposa do vereador Elcio Melhem. Comentam também que o competente Nelio Costa que já pertence ao grupo do CSF é intocável e vai até o fim da gestão. O comunicador Gilson Amaral está deixando o grupo (parcialmente) para voltar ao microfone da TV Humaitá e continuar na Rádio Poema/Pitanga respectivamente. Na "fofocaiada" da cidade coração, o advogado Pachequinho não aceitou um cargo na Prefeitura porque a essas alturas, demonstrou ser uma pessoa muito inteligente. Queimar o filme não dá.

NATAL

A cidade está bela e iluminada aguardando o Natal 2014. Sempre nesse quesito tem o dedo do Secretário Abdanur, filho do Jaime e pessoa de confiança do prefeito. Parece que o comércio local vai aquecer rapidinho embora vivamos uma crise nacional. Guarapuava é uma cidade boa de se morar (eu estou aqui há menos de 5 anos), mas falta ainda um administrador firme. Quem sabe em 2016 aparece um médico, um deputado, um empresário forte como o Dr. Odacir, um advogado da Rua Padre Chagas ao lado do novo Teatro, enfim. Quem viver, verá mesmo.

FUTSAL

Estamos vivendo a expectativa da partida decisiva da Taça Ouro de Futsal contra o bom time do Cascavel. Imaginem que festa, o Ginásio Joaquim Prestes lotadíssimo e o CAD jogando muita bola. Vamos ser novamente campeão paranaense é o papo na cidade. E o treinador Baiano disse adeus. Uma pena. Ele é de competência comprovada.  As vezes a mudança (para melhor) é bem vinda. Na politica então, é necessária. Em Guarapuava isso deve ocorrer se o atual mandatário (que é gente boa) não dar uma sacudida e não trocar alguns auxiliares diretos. Secretários que deixarem o cargo por certo lamentarão, mas a vida segue, eles não são políticos profissionais como tantos.

DUPLA

Surgiu em Guarapuava uma dupla de "contadores de causos" que, anonimamente, estão fazendo sucesso na casa dos compadres, de amigos e até de politicos. O nosso destaque é para o Renatinho do bairro Bonsucesso e  Osni Gomes, conhecido como 70. Eles fazem os amigos rirem de orelha a orelha. Convidem-os que não vão se arrepender. Me contaram que são craques para imitar polacos. Um deles é polaco, acreditem. Tudo sem malícias e discriminações. Se a crise está ruím, a boa risada ajuda o cidadão esquecer dos "pepínos" do dia a dia. Causos e piadas é um remédio e tanto. Melhor do que Novalgina.

GUAIRACÁ

A nossa educação está em alta, embora nacionalmente não seja a mesma coisa. Falamos das faculdades Guairacá, principalmente da competência do Diretor Ms Juares Soares. A cada dia que passa aquele educandário implanta mais cursos. Espera-se somente o de Medicina. Também as outras faculdades particulares estão no "pique do sucesso" e milhares de alunos alí estudam para um dia se tornarem bons profissionais. Tanto o Soares como o Dr. Pacheco da Campo Real prestam um serviço relevante nessa área educacional de Guarapuava. Pensem ambos no comando do Município, sim, prefeito e vice. Também quero sonhar acordado. Eles são competentes e não vão trocar suas faculdades por um passageiro cargo público e espinhoso. Isso é coisa para políticos profissionais. Temos muito nesse País.

ABRAÇOS

Do colunista Tanaka para duas pessoas importantes de Guarapuava em suas respectivas áreas de atuação: João Carlos O. Ribas esposo da vereadora Maria José e deputado estadual Artagão Junior/PMDB, reeleito e que promete um grande trabalho nos quatro anos seguintes.

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA