Coluna do Tanaka edição nº 74

MERECIMENTO

No final de semana alguns guarapuavanos foram (por merecimento) homenageados pela Câmara Municipal de Guarapuava, por serviços prestados durante longos anos. Cada um na sua área. Exemplos: O radialista Jauri Gomes da Rádio T, empresário e desportista Adão Kublinski, Pe. Ary Marcos, Rui Primak ex-provedor do Hospital São Vicente, fotógrafo Valdir Cruz, advogado e empresário José Losso Filho e farmacêutico Walmur Siqueira. São pessoas que fizeram e fazem a história desta cidade. Sempre faltam nomes marcantes, mas no ano de 2015 eles serão lembrados e diplomados na casa de leis.

PRAÇA

Quem foi na abertura natalina  ver  a chegada do Papai Noel no "palácio da Praça Encantada na 9 de dezembro" se emocionou, tudo antes daquela chuvinha chata mas refrescante. Um encanto a praça que será visitada pela população diariamente das 20 às 22h30.  A fala rápida do prefeito Cesar Filho (objetivo) sem aquele tradicional amontoado de puxa sacos ao lado (os chamados papagaios de pirata), bastou. O pequeno atraso da solenidade, entendo que foram falhas técnicas e ajustes em cima da hora, mereceu até uma vaiazinha do povo. Mas valeu. A visitação ao palácio superará as expectativas. Show de bola e aplausos para o secretário de Indústria e Comércio Abdanur e equipe, pela organização.

CRIANÇAS

Enquanto isso (cidade iluminada a espera do Natal 2014), o nosso prefeito esqueceu de determinar que fosse iluminado o Parque das Crianças na entrada do Bairro Bonsucesso. Um escurinho desagradável alí. Já o do LAGO ficou sensacional e confirmou-se como o "point" da cidade. Guarapuava vive o clima natalino em meio a tantos problemas. Um eu destaco: o abandono do Núcleo Residencial 2000 e a entrega das casas. Há tempos se anuncia a chegada de novos moradores lá. Promessas que viraram frustração. Sabidamente houveram falhas nos projetos das casas e o atraso já foi justificado pelo Secretário de Habitação. Mas está na hora de dar um"basta" nessa entrega dos imóveis, que já virou piadas nas redes sociais e tristezas nas famílias beneficiadas. Acorda prefeito, Beto, Dilma, Pedro, José e outros intitulados "pais da criança do 2000".

BATEL

Como dizia aquele narrador da B2 quando alguém do coxa fazia um gol. "Tá lá" torcida paranaense. Que sirva isso ao nosso Batel, que a convite da Federação Paranaense de Futebol, disputará a 2a divisão em 2015. Mas que receba os apoios tão necessários dos empresários, do poder público e da presença maiúscula da torcida no Estádio Valdomiro Gelinski. Que fique o Ratinho, o Marcelão, no grupo gestor que se incorpore mais e mais pessoas, o treinador Juresco mostrou capacidade na 3a divisão e permaneça. Enfim, queremos ver a bola na rede na Baixada todos os domingos. No futsal o CAD faz festa até hoje. Os meninos do Liberato, após a conquista, viraram noticia no País da Dilma.

TV

A Humaitá está em todos os eventos da cidade-coração – leia-se também na inauguração da Praça Encantada – com toda a equipe de jornalismo. Sempre com a presença feminina, representada pela reporter Marines Guiné. Ela é show. Não tive a oportunidade de ser apresentado a mesma. Me contaram que a TV caçula tem gente competente, mas que falta ajustes na imagem. Como diz o compadre Jorge: "Quando a imagem tá boa, o sotaque tá ruim". Mas aos poucos os "donos do Canal" vão ajeitando tudo com tranquilidade.

ELES

As mudanças de Secretários da Prefeitura acontecem ou fica só no papo, é o que comentam. Dizem, que o cidadão benemérito Rui Primak será o novo secretário de saúde, que o Dr. Fábio da Procuradoria sai, que no esporte poderá ter mudanças, não haverá mexe-mexe na Educação etc… Mudanças para melhor. Quem sabe numa dessas o funcionário de carreira, com grande experiência, Renato Fogaça, ganha um cargo de primeiro escalão no Paço, por merecimento. Ainda, que fique o Damiani na Surg (está indo bem), e que enxuguem a máquina por favor. Olha o nepotismo aí gente. Se cuidem com o MP. Cabide de emprego ainda existe, me dizia o emblemático Chiquinho da Quinze.

MINEIRINHO

O suplente de deputado federal Antenor Gomes de Lima/PT, pelo que sabemos, é guarapuavano da gema. Me dizia o amigo Jair Ramos que a família dos Gomes mora ao lado do Colégio Manoel Ribas, e o médico tem jeito de mineirinho. Age e come quieto na política e há quem garanta. Será o prefeito de verdade em 2016, engolindo os grandões. O povo quer mudanças. Mas o PT do doutor não está com esse crédito todo diante das barbáries da Petrobrás a nível nacional. Aguardem os acontecimentos, e se o PT subir de conceito também em Guarapuava, o Antenor engole todos aqui e comandará o município de 2016  a 2019.

ABRAÇOS

De hoje para dois radialistas de peso em Guarapuava: Isaias Roberto da 92 FM, baita comunicador e seu colega Roberto Lobo da mesma Emissora. O segundo, que não o conheço, está batendo forte no prefeito, as vezes sem razão. Ele faz o jogo do chefe Carli, como já fez do Leão.

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA