Coluna do Tanaka Ed. nº 79

ACIDENTE

Lamentamos a ocorrência do acidente (choque de veículos) que ocorreu no final de semana na BR 277, próximo ao município de Teixeira Soares, envolvendo a família Ferreira de Guarapuava, filho e esposa do conhecido desportista Amarildo Vicentim Ferreira o BINHO. Esse senhor, no passado, foi jogador de futebol do extinto Guairacá Esporte Clube. Essa família frequentava semanalmente as missas na  Igreja Nossa Senhora Aparecida no Bairro Bonsucesso. O assunto foi muito comentado em toda a região e a tristeza tomou conta de seus amigos e familiares.

NOMEAÇÕES

O que mais se comentou em Guarapuava durante o final de semana, foram as nomeações de pessoas para ocupar cargos estaduais, como Detran, NR/Educação, Policia Civil etc… E a força dos nossos deputados Bernardo Carli, Artagão Jr e Cristina Silvestri, nas indicações. Parece que o Governo do Estado deu mais "poderes" aos dois primeiros. O professor Valdir Kukelcick deve permanecer na direção do Núcleo Educacional. No Detran sai o competente José Luiz Spyra (que era indicação dos Silvestris) e entra (sei lá quem), mas há comentários que até os amigos do Bernardo Carli – Chiquinho Silvério e Luciano Gago poderiam ter chances no comando da Ciretran. Mas também fala-se aos 200 cantos de Guarapuava (não 4) que o GAGO foi fritado pelo Carli. Surpresa, pois, pelo que nos informaram, o  dito assessor sempre foi o braço direito do deputado. Como em todo o lugar, a palavra "traição" é de uma normalidade impressionante. Na Sanepar permanece o Dr. João Edson de Lima.

RÁDIO

A "T" nas manhãs, 6h30, de segunda a sexta feira, no programa jornalístico, tem um baita âncora, grandes repórteres e comentaristas. Essa turma, eu ouço, são bons de latinha (microfone) e falam coisa com coisa. Eu não sabia da potencialidade do comentarista MARCELO ALMEIDA, ex Deputado Federal. Ele sabe "tudo" da política brasileira. Observem. Falando em Rádio T, o comunicador/cantor Jauri Gomes curte as suas férias no litoral catarinense ao lado da esposa Mônica e filhos.

ALTOS

Os altos e baixos na administração de Guarapuava (leia-se Prefeitura Municipal) do alcaide Cesar Filho/PPS é alvo de falatórios, ora positivos e em maior intensidade, negativos. O que se houve nos Cafés, filas de Bancos, praças de alimentação nos mercados, é que esse moço, que tem boas intenções, é pessoa idônea e filho de pais políticos,  terá muitas dificuldades de se reeleger na próxima eleição. Comentam que desde o inicio, o prefeito não teve ao seu dispor bons secretários. Entendemos que tem pessoas colocadas em lugares errados. Tomara que em 2015/16, tudo entre nos eixos. Caso contrário, vem aí o médico do PT e dá uma rasteira em todo mundo. Até nos carlistas.

LIDER

Quem é o grande líder da política hoje em Guarapuava? Ontem, numa roda de amigos e palpiteiros alí na 15 (o Tanaka estava lá como sempre) de dez pessoas, 5 indicaram o deputado estadual Artagão Junior. Pasmem, o médico petista Antenor ficou em segundo, Carli pai em terceiro e o César Filho segurou a lanterna com 1 votinho apenas. Preocupante isso para a família Silvestri.  Quando perguntado sobre os atuais vereadores, os mais votados foram o Miltinho Roseira e o Dr. Elcio.

FESTA

Estamos vivendo a semana das festividades da padroeira Nossa Senhora do Belém com grande concentração de católicos e até de outras denominações alí na Catedral no centro de Guarapuava. Além da parte espiritual – novenas – a animação das barraquinhas prometendo muito. Dia 2 de fevereiro consagra-se o dia da santa e a cidade toda festeja.

SAÚDE

Caos geral no Brasil e Guarapuava não poderia ficar de fora. Nesse impasse – sai Dr. Stefan e sei lá quem assume a secretaria (objetivando ajeitar a saúde no geral) o povo fica meio perdido.  Se analisarmos ao "pé da letra" a coisa tá feia, a coisa tá preta, muito embora haja o esforço de alguns funcionários de postos de saúde, UPA etc…, há deficiências, mal atendimento, descasos com a população, sempre falta um remédinho, tem gente esperando a quase um ano para ser examinado. Triste isso. Parece que (tudo é possível) o dentista Renê Santos que deixou a Saúde do Estado na semana passada, já foi sondado para arrumar a casa na cidade do Nivaldo Kruger. O vereador Edony  está  no meio termo, nem ficou, nem saiu e até o Rui Primack que fora cogitado depois que deixou o Hospital São Vicente, desapareceu da mídia. O mestre Arildo Ferreira, ninguém comenta mais na Saúde. Falam muito que o Procurador do Município, Dr. Fabio, fica no cargo. No esporte não se mexe.

 

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA