Coluna do Tanaka

PRISÃO

No final de semana, além das greves no País, principalmente dos professores paranaenses (e justa) o foco maior caiu na vizinha Prudentópolis. Pasmem, o prefeito e filho presos? Nem conheço a cidade, mas pelos comentários, o Prefeito Gilvan Agibert (a apurar), pois tem denúncias graves em seu desfavor, vinha recebendo propinas de empresários daquela cidade, favorecendo ditos, em benefícios tais.

Não defendo o alcaide, sou contra  "propina", mas é somente o Gilvan que recebe $$$ nesse Brasil? Evidente que ele é a bola da vez do Ministério Público e Gaeco respectivamente. Se tem denúncias, vem processos e o mesmo responderá. A justiça tarda mas não falha, já dizia o filósofo Dirceu Silva da Rádio Cultura. Ano que vem tem eleição e a cobra vai fumar na terra dos Agibert, dos Carli, dos Krugger  etc…

NÃO PARA MAIS

 A cidade-coração – falamos de Guarapuava, a terra do mestre em direito Penal, advogado Jair Gavino, não pára mais. É o que se nota nos adesivos lançados pela Prefeitura Municipal e colocados nos veículos, inicialmente dos secretários, pessoal do 2o. escalão, de terceiro, dos eleitores fiéis do C. Filho, enfim, de quem acredita que Guarapuava, após as crises, melhorará.

Que futuro é esse? De expectativas para 2015 e 2016. Mas o povo vai cobrar com razão. Ouvem-se comentários nos Cafés, que o prefeito desde o inicio, não foi feliz na escolha de seu secretariado e isso está influindo na má gestão que vemos.

Como disse um amigo meu e do prefeito. " A coisa (esse "coisa" engloba tudo) vai mudar os rumos e o Cesinha se reelege". Questionei: "Mas e o Dr. Antenor não é a bola da vez?". Ele repicou: " Mas do jeito que está a presidenta Dilma do PT, desgastada, impopular, e o médico sendo petista, NÃO DÁ PARA ELE AQUI". Chegamos, para finalizar, no seguinte: "Só Deus sabe (e alguns gurus) o que vai rolar em 2016, ano de eleições municipais".

BETO

Beto Richa e Dilma, opostos na política, mas na boca do povo atualmente, viveram na semana que passou, momentos críticos e o povo "caiu de pau", com greves, revoltas de funcionários, o estouro da Petrobrás e o ex-ministro Zé Dirceu se complicando mais ainda com as últimas denúncias envolvendo o denunciado doleiro.

Delação premiada (estímulo à verdade processual), apontou, como se complicará o pai do Zeca e outros. A verdade é que a impopularidade do Beto e da presidenta caiu muito. O governador paranaense se diz democrata, mas atacou os grevistas que acamparam na ALEP/Curitiba.

Como disse um colega meu apolítico lá da Unicentro. " O governador se perdeu no meio do caminho mas como o povo tem memória curta, logo, logo, ninguém falará mais do assunto/greve, exceto os professores que estão descontentíssimos com o Richa".

Vamos aguardar o que vem pela frente. E as aulas nas escolas estaduais devem iniciar logo, é o que se espera. Chega de sacrificar os alunos e que os mestres sejam valorizados sempre. Eles são humilhados e ofendidos dia-dia. Lamentável.

CAVALO

Notamos que a Prefeitura local tem mexido bem (gostaram do mexido?), não em obras, mas em alguns melhoramentos no trânsito. Sinaleiros foram  instalados na cidade. Ótimo. Só falta o do Cavalo do Fernando (trevinho) na entrada do bairro Bonsucesso. Ali é um caos nos horários de pico e os motoristas reclamam. Ninguém toma providências.

VEREADORES

Desacreditados, exceto alguns, os edis guarapuavanos tentam passar para o eleitor, a esperança de dias melhores. Temos visto, e olha que o Tanaka circula na cidade para se manter informado, alguns vereadores conversando (não sabemos o teor da conversa) com o povo. Certamente dizendo: "Olha gente, a coisa vai melhorar, o prefeito tem boas intenções, patati-patatá". Aquela conversa fiada, lábia de político inoperante".

Não vislumbramos nada de bom para Guarapuava, se dependermos somente de ações políticas. Vivemos a expectativa da construção do Hospital Regional lá perto do bairro Primavera, empreendimento que tem um montão de padrinhos, algumas obras paradinhas, como a extensão da rua 15, da PM até o Núcleo 2000, que dizem, ficará show de bola, o Garden Shopping do Morro Alto nem iniciou e a população cobra e com a palavra está o Eliseu, enfim, Guarapuava deu uma parada boa. Quem sabe, vem coisa boa pela frente.

SAÚDE

Acredita-se que a odontóloga Renata Araújo, amiga da carlista/Vereadora Maria José M. Ribas, escolhida pelo prefeito Cesar Filho, como a nova-Secretária Municipal de Saúde, dará contas de uma secretaria de peso, a qual não foi feliz com o Dr. Stefan e a população reclamou muito, embora esse médico seja competente. O importante é que as "mulheres" estão tomando espaço em cargos importantes e a nível de Brasil.

Em Guarapuava, temos uma médica na Promoção Social, agora a Renata na Saúde, a loiríssima e competente na Administração, a senhora Luy na Educação etc… E alguns Secretários inexpressivos continuam mandando e desmandando? Os munícipes sabem tudo e cobram atitudes.

PRAIA

Após o Carnaval parece que o Brasil vai andar, se acordar, a menos que os motoristas de caminhões resolvam aderir a greve. No Paraná temos Professores grevistas e com razão, Agentes Penitenciários paradinhos, outros funcionários públicos descontentes com o governo, a turma da Unicentro reclamando, e aí vai. Acreditamos (ainda) nos políticos eleitos pelo povo brasileiro. Uma nação triste pelo que está acontecendo. Me incluo.

LISTA

Tem uma lista interminável de pessoas em Guarapuava, apontadas pelo povo, como futuros prefeitos e vereadores. Numa roda de amigos na 15, ouvi e transcrevo aqui: Zé Não ex-Secretário do Vitor Hugo, Dr. Giocondo Fagundes, Vereadores Cosme Stimer, Elcio Melhem e Milton Roseira Jr, Chiquinho Silvério do Sorvete, Jacir Queiroz, advogados Wesley Aredes, Jair Gavino e Marcos Karasinski, empresário Maurinho da Cinelândia, corretor de imóveis Urbano Borges, Jesus da Santana etc…

About the author /


Tanaka

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA