Sesc promove exposição “Tempo de Almanaque”

Abertura está marcada para a próxima segunda feira (04), às 20 horas

A exposição Tempo de Almanaque é uma coletânea de raridades retiradas do acervo pessoal da pesquisadora e escritora Yasmin Nadaf.

A pesquisadora possui uma coleção com centenas de almanaques de farmácia, antigos guias domésticos de saúde para a família brasileira que foram muito populares entre o fim do século XIX e meados do século XX.

Atuando como veículos de publicidade de medicamentos fabricados por grandes laboratórios farmacêuticos, os almanaques cumpriam o que é hoje o papel dos propagandistas: eram, ao mesmo tempo, agentes de divulgação de remédios e revistas médicas especializadas.

Assim, foram responsáveis por popularizar a ciência nos lares brasileiros como prática de lazer para ser ensinada e repetida entre a família.

Testemunhos de uma época, os almanaques de farmácia chegavam até os lugares mais distantes do país, prometendo saúde e beleza. Eram também uma importante fonte de informação gratuita para a população rural e urbana.

Com formatos ágeis, cuidadosamente ilustrados e com uma grande diversidade tipográfica, em geral apresentando edições anuais, essas revistinhas cumpriram durante décadas a função de informar e entreter, principalmente nos locais de maior carência cultural.

Serviço: a exposição vai do dia 04 ao dia 29 de agosto – entrada franca
Mais informações: (42) 3623-4263

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sesc promove pique nique para terceira idade no Parque do Lago

A alegria tomou conta do lago. Foi uma tarde perfeita. Muito sol, muito riso e muito brilho nos sorrisos estampados dos vovôs e vovós.  Muita música, descontração, dança e comidas gostosas. Assim foi o
pique nique, da terceira idade, promovido, pelo Sesc, que trabalha com o grupo social.

Fotos: Luca Soares/Extra
Genelci Machado, coordenadora de grupos do Sesc, disse que é a primeira de muitas atividades recreativas ao ar livre.

“Combinei, com eles, que uma vez por mês nós faríamos algo diferente.

Hoje, estamos fazendo um pique nique.

A próxima nós, ainda, vamos pensar, mas sempre vai ter”, disse a coordenadora.Existem, cada vez mais, evidências científicas que mostram o efeito benéfico de um estilo de vida ativo para a manutenção das capacidades física e mental durante o processo de envelhecimento do ser humano.

Pensando nisso, o Sesc desenvolve um trabalho social exemplar com grupos da terceira idade. Para isso, promove o apoio e o debate sobre temas do cotidiano dos idosos, contribuindo para o acesso ao conhecimento das questões da atualidade, aumentando, com isso, o nível de informação dos participantes.

Esse trabalho, a partir de agora, ganha novos contornos. As horas de lazer e aprendizagem, que acontecem entre quatro paredes, no Sesc, começam a ganhar novos ares, com a prática, ao ar livre, de divertidas recreações. Para a coordenadora, é muito importante esses encontros festivos, como o que ocorreu no parque. 

“A atividade é bom tanto num ambiente fechado, quanto ao ar livre, só que aqui as pessoas ficam mais soltas, as pessoas brincam mais. Faz bem pra cabeça da pessoa, ela fica mais leve, é melhor do que trancada. Mexe com o corpo, a gente brinca bastante”, disse.

Serviço:

Grupo de convivência da terceira Idade – Participação gratuita. Todas as 3ªs das 15h às 16h
E-mail: guarapuava@sescpr.com.br Telefone: (42) 3623-4263

About the author /


Extra


Fatal error: Cannot redeclare kopa_comment() (previously declared in /home/storage/6/2d/73/extraguarapuava/public_html/wp-content/themes/resolution/comments.php:50) in /home/storage/6/2d/73/extraguarapuava/public_html/wp-content/themes/resolution/comments.php on line 108