Professor da Unicentro tem projeto aprovado pelo Universidade Sem Fronteiras

Proposta, aprovada pelo USF, propõe resgatar imagem de bairro da cidade

O Universidade Sem Fronteiras, programa estadual de apoio à extensão universitária, divulgou a lista dos projetos aprovados em todas as instituições públicas de ensino superior do Paraná.

Entre as proposições aprovadas, está a do professor Eduardo Yuji Yamamoto, do Departamento de Comunicação Social da Unicentro, com o projeto 'Morro Alto vai ao cinema'. De acordo com Yuji, o objetivo é trabalhar, especificamente, nesse bairro de Guarapuava para promover nele transformações locais.

“A ideia é oferecer oficinas, capacitar pessoas daquela região para que elas possam produzir obras, como filmes ou documentários, e consolidar o Morro Alto como referência na cidade para projetos audiovisuais e, a longo prazo, melhorar a autoestima de seus moradores", diz Yamamoto.

Segundo o professor, os projetos de extensão são a melhor maneira de a universidade chegar a locais de grande necessidade social. "O objetivo é romper com a imagem do bairro [Morro Alto] como lugar de criminalidade. Os participantes vão fazer vídeos que contradizem a imagem que a mídia local faz do bairro", destaca Yuji.

Ainda segundo o professor, quando a universidade vai para determinado local, ela leva não só uma mão de obra capacitada, mas, por meio desses projetos, acaba promovendo melhorias nas condições sócio- culturais da cidade. “Eu acredito que é fundamental a ação da universidade na melhoria, na recuperação, tanto da autoestima, quanto da infraestrutura urbana nesses locais", acrescenta.

Além do professor Eduardo Yuji (coordenador geral) participam do projeto, que começa em abril de 2015, os professores Francismar Formentão, Anderson Costa, Luiz Henrique Ilkiu Vidal, o acadêmico de jornalismo André Luiz Justus Czovny e o Padre Itamar Abreu Turco, pároco do bairro e líder comunitário.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA