Procon abre renegociação de dívidas online

O Procon-PR iniciou nesta sexta-feira (15) um mutirão online de renegociação de dívidas. A ação, que segue até 31 de maio, está sendo realizada de forma inédita, exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br

A diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, explica que a iniciativa de fazer a ação através desta plataforma busca atender todos os consumidores do Estado, especialmente aqueles que residem em municípios onde não existem Procons.

Além disso, ela relata que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon, ou até mesmo seu banco, por se sentirem constrangidos com a situação. "Por isso, acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociarem suas dívidas e sair da situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão, muitas vezes motivada por fatores como uma doença na família ou desemprego", avalia.

Levantamento
O percentual de famílias paranaenses endividadas alcançou 87% no mês de abril deste ano, de acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Participarão do mutirão, 45 empresas entre bancos/instituições financeiras:

BANCO DO BRASIL

Banco do Brasil S.A.

BB Administradora de Consórcios S.A.

Brasil Veículos Companhia de Seguros

Brasilcap Capitalização S.A.

Brasilprev Seguros e Previdência S.A.

Companhia de Seguros Aliança do Brasil

Mapfre Seguros gerais S.A.

BANCO HSBC

HSBC Bank Brasil S/A – Banco Múltiplo

Losango Promoções de Vendas Ltda

BANCO BRADESCO

Banco Bankpar S.A.

Banco Bradescard S.A.

Banco Bradesco Cartões S.A

Banco Bradesco Financiamentos S.A.

Banco Bradesco S.A.

BP Promotora de Vendas Ltda.

Bradesco Adm. de Consórcio Ltda.

Bradesco Auto/RE Companhia de Seguros

Bradesco Capitalização S.A.

Bradesco Leasing S.A. – Arrendamento Mercantil

Bradesco Saúde S.A.

Bradesco Seguros S.A.

Bradesco Vida e Previdência

CAIXA ECONOMICA FEDERAL

Caixa Capitalização S.A.

Caixa Consórcios S.A. Administradora De Consórcios

Caixa Econômica Federal

Caixa Seguradora Especializada Em Saúde S.A.

Caixa Seguradora S.A.

Caixa Vida e Previdência S.A.

BANCO ITAÚ UNIBANCO

Banco Credicard S.A.

Banco Itaú Unibanco S.A.

Banco Itaú Veículos S.A.

Banco Itaucard S.A.

Banco Itauleasing S.A.

Cia Itaú de Capitalização

FAI – Financeira Itaú Americanas S.A.

Hipercard Banco Múltiplo S.A.

Itaú Administradora de Consórcio Lltda.

Itaú BMG Consignado

Itaú Seguros Auto e Residência S.A.

Itaú Seguros S.A.

Itaú Unibanco Administradora de Consórcio Lltda.

Itaú Unibanco S.A.

Luizacred S.A S.C. Cred. Fin. Inv

BANCO SANTANDER

Banco Santander (Brasil) S.A.

Aymoré Crédito, Financiamento e Investimento S.A

BANCO VOTORANTIM

BV Financeira S.A – CFI

BV Leasing Arrendamento Mercantil S.A

Banco Votorantim S.A

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

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Procon dá dicas sobre compras para o Dia das Mães

Neste domingo (10) comemora-se o Dia das Mães, a principal data para o comércio depois do Natal. Oportunidade para os comerciantes que, visando boas vendas, realizam diversas ofertas para atrair ainda mais os clientes. Segundo o Coordenador do Procon, Irineu Rodrigues Junior, a compra deve começar antes de sair de casa, fazendo uma lista com as possíveis opções e pesquisa de preço dos itens desejados. “O ideal é ter uma definição do que pretende comprar e quanto pode gastar, levando em conta as condições de pagamento e os juros em caso de parcelamento”, esclarece.

De acordo com Irineu, para compras em lojas físicas, como de roupas e calçados, o consumidor deve estar ciente de que a loja só é obrigada a efetuar a troca em caso de defeitos na mercadoria. “Contudo, se houve um comprometimento no momento da compra, o consumidor pode exigir a troca dentro do prazo prometido mantendo a etiqueta intacta do produto”. Se a escolha for por eletrônicos ou eletrodomésticos “o ideal é que, na hora da compra, seja solicitado um teste do aparelho, para verificar se está funcionando corretamente. É importante ainda que o consumidor sempre exija nota fiscal, termo de garantia e a relação das assistências técnicas autorizadas. Em relação a garantia estendida a loja não pode incluí-la na venda sem a autorização do consumidor”.

Outra opção comum nesta época é a compra de flores e cestas de café da manhã. Neste caso, o importante é observar o valor final da compra, que inclui os custos com embalagens, arranjos e entrega. Além disso, mesmo que não estejam na embalagem original, todos os produtos precisam ter etiquetas com as informações obrigatórias como composição e prazo de validade. O fornecedor não é obrigado a aceitar pagamentos com cheques ou cartões, porém tal informação deve estar disponível de forma clara e bem visível para evitar dúvida ou constrangimento ao consumidor no momento da compra. “Também é proibida a cobrança de valor mínimo para uso de cartões de débito ou crédito, bem como diferenciações de valores para pagamentos em cartão ou dinheiro”, aponta o coordenador do Procon.

Caso a compra seja realizada pela internet deve-se ficar atento à segurança do site, pesquisando a idoneidade da empresa em sites de reclamações online ou através dos registros de queixas nos órgãos de defesa do consumidor. “Lembrando ainda que o prazo de desistência é de sete dias de acordo com o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, prazo este que começa a contar a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto”, conclui Irineu.

Em caso de dúvidas, a população deve entrar em contato com o Procon, que funciona na Rua Saldanha Marinho 2837, Bairro dos Estados, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone para mais informações é 151.

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