Neopilates e suspensus, modalidades preferidas das celebridades, já são praticadas em Guarapuava

As novas atividades físicas misturam acrobacias de circo, e treinamento funcional com equipamentos diferenciados

Apesar de quase centenários, os exercícios criados por Joseph Pilates são muito utilizados, e, de uns tempos para cá, vêm sendo atualizados com as constantes reinvenções que os treinadores de academias vêm inserindo na técnica.

(Fotos: AF Junior/Jornal Extra) Atividades circenses fazem parte das atividades

A fisioterapeuta Alana Tâmisa Leonel, da Equilibra Saúde, atribui essas novas técnicas devido a grande procura pela modadlidade, e as constantes inovações, do método, são para deixar os exercícios, cada vez mais, completos.

“Hoje, como o pilates vem ganhando muito público, o pessoal começou a procurar muito, começaram a surgir novas modadlidades dentro do pilates. Nós temos, aqui, na clínica, o Neopilates e o Suspensus”. Segundo a fisioterapeuta, cada modalidade tem seus aparelhos específicos, que são diferentes dos aparelhos do pilates tradicional.

A fisioterapeuta, Alana Leonel, em uma demonstração

Suspensus – Esse método foi criado pela fisioterapeuta Vanessa Alves, e surgiu com o intuito de aprimorar as atividades de Pilates em Suspensão, que anteriormente eram realizadas com apenas um equipamento – Columpio.

O Suspensus tem quatro equipamentos que compõe o método, sendo eles o Columpio, Lira Circense e dois equipamentos exclusivos do método, que são o Power Cord e o Power Balance. “ O Power Balance é uma mistura de um balanço com um trapézio de circo. Então, ele tem os dois num aparelho só. A gente consegue trabalhar exercícios mais difíceis, que precisam de uma 'consciência' corporal maior, precisam de mais força, do que os exercícios tradicionais do pilates”, explica a fisioterapeuta.

As fisioterapeutas na demostração da modalidade 'aviãozinho'

Neopilates – Foi riado em 2010 por Amanda Braz, de Santa Catarina. De acordo com a fisioterapeuta, a proposta, da nova modalide, é ser mais divertido e eliminar mais calorias do que o pilates tradicional.

As características principais do pilates foram preservadas, ou seja, os movimentos são feitos exigindo o controle da respiração, concentração, contração do abdômen e alinhamento da coluna. A diferença é que os exercícios são realizados, em geral, sobre bases instáveis – com rodinhas, por exemplo – que demandam maior trabalho muscular e gasto energético mais elevado.

Ainda de acordo com a fisioterapeuta, as variações do pilates, apesar de exigir maior concentração e esforço dos alunos, em sua prática, tornam-se uma grande diversão. “ Esses exercícios, tanto do Suspensos, quanto do Neopilates, acabam sendo mais lúdicos.

Então, é mais divertido fazer exercício dessa forma. Às vezes, as pessoas vêm e acabam procurando por eles, porque é uma forma divertida de se exercitar. Elas acabam fazendo força sem perceber, porque estão concentradas no desafio, na brincadeira, e não percebem o tanto de força que estão fazendo”, diz Alana.

Pioneirismo no mercado

Há um ano e meio, Alana Leonel juntou-se a outas duas fisioterapeutas, Patricia Tada e Jaqueline de Campos Machado, para cuidar da população guarapuavana, utilizando como ferramenta o método pilates, seja na sua forma tradicional ou nas inovações criadas em cima da invenção de Joseph.

As meninas, da Equilibra-Saúde que oferece pilates, fisioterapia e estética, foram as pioneiras, na cidade, no segmento. “Nós somos a primeira clínica de Guarapuava que lançou o método Neopilates, e,mais tarde, a primeira clínica que lançou o método Suspensos.

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA