Mais uma do japa!

COMUTRA
As mudanças de ruas em Guarapuava (hoje vai, amanhã vem, ora a rua está suja, ora limpa) enfim. Isso acontece seguidamente como a anunciada semana que passou. No fundo, lá no fim do túnel, alguém  se beneficia monetariamente com isso. Empreiteira daqui, dali, a velha Surg, de acolá. O motorista em geral demora para se adaptar e os acidentes acabam acontecendo.  Em contra partida, o objetivo é melhorar o sistema viário com o povo feliz da vida. Cala-te boca.

FORTALEZA
Se alguém merecer uma placa de ouro – honra ao mérito – é o empresário Odacir da Repinho, como é conhecido. Ficamos sabendo que o “homem é forte”, faz e acontece em prol do povo da terra de Guairacá. Com os seus próprios recursos, obras e obras, principalmente na região do Bairro Primavera e saída para Pitanga, são e serão realizadas. Preciso conhecer o doutor e lhe dar os parabéns. Um detalhe: parece que o Odacir não gosta e nem quer saber de política. Sim, dizem, tem amizades com fortes empresários brasileiros e com alguns  políticos de renome. Que tal ele de prefeito na próxima? Comentam também que o dito empresário gosta de seus funcionários, valorizando-os.

SILVESTRI
Ouvi um papo ali no Hotel Atalaia (sempre estou por lá bebericando umas Antárcticas) que o nosso prefeito Cesar SF, logo logo vai determinar que seja dada  uma mexida (embelezamento) geral na rua quinze de novembro. Claro, desde a Saldanha Marinho até a entrada secundária da cidade, lá próximo ao Sitio do Gelinski. Dizem, coisas de primeiro mundo. E dá-lhe empregos, porque o que tem de amigos desempregados na cidade do Cesar Franco é uma grandeza, ainda mais que no Bairro Morro Alto ao lado da TV RPC-Globo, tá projetado um baita Shopping e a construção de 800 casas modelo europeu. Tá demorando mestre Eliseu João da Silva o inicio da dita. O ex-secretário é um dos sócios da Empreendedora Nova Cidade,  e atualmente na política comentam, está ao lado do neto do seu Moacir Silvestri, mas deve ter uma saudade da era-Franco/Carli.

ANTENOR
Comentam que o Antenor Gomes de Lima do PT, canta bem como um tenor, é médico de renome, amigo do povo e um excelente pai de família. No esporte tem uma queda pelo Batel. Piada. É o nome atualmente, na política, que está na “boca do povo” – aquele que vai arrebentar nas eleições de 2014, mas como candidato a deputado estadual. Ao contrário do que eu disse em edições anteriores, o deputado Bê Carli, filho do Nando e da Ana, não está com a bola toda, mas poderá se reeleger. Por outro lado, o Dr. Artagão Jr/PMDB, dependerá mais de votos fora de Guarapuava, porque aqui (isso virou tradição) os Leões tem modestos votos, os quais na somatória,  ajudam “sempre” a elegê-los. Quis dizer com isso,  que os Silvestris, com o pai Cesar ou com a esposa Cristina, precisam trabalhar muito para chegar na Alep e em Brasília. Edony Kluber e demais, na hora H não saem candidatos. Só palpites, posso morder a língua.

SENADINHO
Existe um ponto “X” em Guarapuava (ou “G”), como se fosse a boca maldita de Curitiba. Nesse local, o tradicional SENADINHO do Bento, próximo ao Ginásio Joaquim Prestes,  o assunto-destaque é a política. Ali, costumam dizer, se elege ou derruba até prefeito. Um frequentador-vereador de oposição e que de leve está batendo no Cesar Filho por meio do Canal Legislativo, ganhou votos lá. O oposicionista Cosme Stimer tem debatido na tribuna, assuntos relevantes,  e olha que o moço está bem de oratória. Deve ter aprendido nas aulas ministradas  pelo Fabio Ribas em 2011. Algumas coisas ficam no ar. Do lado do alcaide/PPS, o vereador Airson Horst até que o defende limitadamente. Resumindo, comentam que a qualidade de nossos edis na atual gestão, deixa a desejar. O povo esperava mais, exceto alguns. Saudades do falante Gilson Amaral, o único que batia no homem do mango.

IRRITADO
Dia desses um grupo de pessoas em frente a Agência do Trabalhador, comentava sobre o descaso da Prefeitura com os pedestres, se referindo as irregularidades nas calçadas (de pedras) nas ruas centrais da cidade, especialmente na Vicente Machado, entre a 15 e a Padre Chagas. Quando chove então é um transtorno. Além de estreitas ditas,  as “pedras irregulares” e mal colocadas, irritam muito o cidadão guarapuavano. Coisas pequenas mas de grande importância. Cuidem de Guarapuava. A cobrança virá nas eleições desse ano, e certamente nas de 2016.