MEC determina que Enem seja obrigatório para conseguir Fies

O Ministério da Educação (MEC) publicou na edição desta terça-feira (26) do "Diário Oficial da União" uma portaria que torna o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obrigatório para todos os candidatos ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), inclusive professores de escolas públicas e alunos formados até 2010. A regra passa a vigorar a partir de primeiro de janeiro de 2016.

De acordo com a portaria, "a seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem."

A partir de janeiro, apenas candidatos que tiverem feito 450 pontos no Enem e não tiveram zerado a redação poderão se candidatar ao crédito estudantil pelo Fies. Antes da determinação, os professores que exercessem o magistério em escolas públicas e os alunos que concluíram o ensino médio até 2010 não precisavam fazer o exame.

As inscrições do Enem estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de junho no site do Inep. O exame será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Os candidatos que não conseguirem a isenção terão que pagar a taxa de R$ 63 exclusivamente no Banco do Brasil.

Conscientização

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Guarapuava estará no Terminal da Fonte nesta quarta-feira (27), com uma tenda para dar orientações a jovens e adultos sobre a importância das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vão até 5 de junho.
Além disso, para entrar em qualquer um dos quatro cursos da UTFPR em Guarapuava (Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Manutenção Industrial e Tecnologia em Sistemas para Internet) é preciso concorrer com a nota do Enem.

Mais informações: http://migre.me/q1zBT

About the author /


Extra

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Newsletter

ASSINE O EXTRA